Diferente da respiração pulmonar, que consiste no transporte do oxigênio e dióxido de carbono para dentro e fora do corpo pela inspiração e expiração, respectivamente, a respiração celular é a forma de obtenção de energia dos organismos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento. Quando essa síntese se dá na presença de oxigênio, os organismos são chamados de aeróbios ou aeróbicos, e quando a produção de alimento se processa sem que haja oxigênio, os organismos denominam-se anaeróbios ou anaeróbicos
Soluções para a tarefa
Considerando as afirmativas fornecidas sobre a respiração celular e sua ocorrência em organismos eucariontes, pode-se concluir que as assertivas II, IV e V são verdadeiras, alternativa B está correta.
Sobre a respiração celular
A respiração celular é um processo fundamental para a geração de energia em todos os seres vivos aeróbicos, sejam procariontes e eucariontes. Este processo ocorre após a degradação da glicose e se divide em duas etapas:
- Ciclo de Krebs;
- Cadeira Respiratória.
A respiração celular resulta na produção de moléculas de ATP, que são utilizadas pela célula como fonte de energia para os mais variados processos. Em eucariontes, a respiração celular ocorre nas mitocôndrias.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que o restante da questão é esse:
"A partir da leitura do fragmento apresentado, fica evidente as diferenças entre a respiração pulmonar e celular. Assim, considerando o texto e os conteúdos estudados no livro da disciplina sobre as formas de obtenção de energia pelos organismos eucariontes, analise as afirmativas a seguir.
I. A respiração celular é um processo rápido e que envolve duas etapas: a glicólise e a autólise. Ocorre no Complexo de Golgi, em organismos procariontes e eucariontes.
II. A respiração celular é a forma de obtenção de energia mais utilizada pelos animais, e a fotossíntese pelas plantas. A mitocôndria é a organela responsável pela respiração celular, e o cloroplasto, pela fotossíntese.
III. A glicólise é a primeira etapa da respiração celular e quando acaba, libera cinco moléculas de ATP para a célula. No ciclo de Krebs, são geradas quatro moléculas de ATP e, na cadeia respiratória, mais oito.
IV. Existem duas regiões no interior da mitocôndria muito importantes na produção de ATP: a Fo, responsável pelo fluxo de prótons, e a F1, composta por uma série de substâncias com partículas maiores.
V. Na respiração celular, os nutrientes presentes nos alimentos são degradados para a obtenção de energia. Na fotossíntese, as plantas absorvem a energia solar e gás carbônico para sintetizar moléculas de glicose.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) II, III e V.
d) III, IV e V.
e) I, II e IV."
Você pode continuar estudando sobre a respiração celular aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2549038
#SPJ4