História, perguntado por sarahgrimes, 11 meses atrás

Diferencie teísmo, ateísmo, deísmo, panteísmo e agnosticismo e aponte a principal diferença entre eles​

Soluções para a tarefa

Respondido por Sarinharank
34

Resposta:

Teísmo (do grego Théos, "Deus") é uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um supremo1 . Teísmo não é religião, pois não se trata de um sistema de costumes, rituais e não possui sacerdotes ou uma instituição. Teísmo é apenas o nome para classificar a opinião segundo a qual existe ou existem deuses. Algumas religiões ou posturas filosóficas são teístas, outras são deístas, panteístas, etc. Então, podemos dividir o Teísmo em:

Monoteísmo: crença em um só Deus.

Politeísmo: crença em vários deuses.

Henoteísmo: crença em vários deuses, mas com um supremo a todos.

DEÍSTA:

O deísmo é uma posição filosófica naturalista que aceita a existência e a natureza de Deus (Criador ou não) através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação direta, ou tradição. Deus é um Criador ou Organizador do Universo (comparável ao Demiurgo do filósofo grego Platão), é a primeira causa da filosofia deísta. Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de Deus, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.

Deístas, em geral, acreditam que as ideologias religiosas devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência, ou seja, o deísmo pode ser considerado um derivado do teísmo agnóstico. Assim, um dos princípios fundamentais desta posição é baseada na consolidação de que Deus existe e criou o universo físico, mas não interfere nele (postulado que inclui a evolução teísta) de maneira evidente como sugerem as religiões teístas, mas de maneira providencialista (ocorre sem que se perceba claramente). Também não tomam posição sobre o que Deus faz fora do mundo físico (céu, inferno, reencarnação e etc). O deísmo nega revelações divinas ao contrário com o fideísmo encontrado em muitos ensinamentos do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, que afirma que a religião depende da revelação das escrituras ou o testemunho de outras pessoas.

Os deístas tipicamente também tendem a rejeitar eventos sobrenaturais, isso por que a razão (com toda sua limitação) não aceitaria tais ideias (milagres, profecias, etc.) não as negando, mas não aceitando como uma verdade racional. Sobre as religiões organizadas que usam revelações divinas e livros sagrados, a maioria dos deístas interpretam-as como invenção de outros seres humanos, e não como fontes de autoridade, mas podem aceitá-las como inspiração espiritual. Os deístas dizem que o maior presente de Deus para a humanidade não é a religião, mas "a capacidade de raciocinar".

AGNÓSTICO:

Agnosticismo é a visão filosófica de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível. Agnóstico vem do grego: a-gnostos, ou seja, não-conhecimento, aquele que não conhece. No entanto, o agnosticismo é a visão de que a razão humana é incapaz de prover fundamentos racionais suficientes para justificar tanto a crença de que Deus existe ou a crença de que Deus não existe. Na medida em que uma defende que nossas crenças são racionais se forem suficientemente apoiada pela razão humana, a pessoa que aceita a posição filosófica de agnosticismo irá perceber que nem a crença de que Deus existe nem a crença de que Deus não existe é racional. O agnosticismo pode ser definido de várias maneiras, e às vezes é usado para indicar dúvida ou uma abordagem cética a perguntas. Em alguns sentidos, o agnosticismo é uma posição sobre a diferença entre crença e conhecimento, ao invés de sobre qualquer alegação específica ou crença. Dentro do agnosticismo existem ateus agnósticos (aqueles que não acreditam que uma divindade ou mais divindades existam, mas que não negam/descartam a possibilidade de suas existências) e os teístas agnósticos (aqueles que acreditam que um Deus existe, mas não afirmam saber isso).


sarahgrimes: Obrigado!
Respondido por yohannab26
4

 O teísmo, ateísmo, deísmo, panteísmo e agnosticismo são correntes religiosas e filosóficas cujo cada uma possui particularidades e crenças.

 O teísmo é uma corrente filosófica que acredita na existência de um Deus soberano que foi capaz de criar o Mundo e todos os elementos que o compõe.

 O ateísmo é a corrente filosófica que refuta o teísmo, pois esta não acredita na existência de um Deus e tudo baseia-se na ciência, como a criação do mundo deu-se através do Big Bang.

 O deísmo acredita na existência do Deus único mas não compactua com nenhum preceito religioso (religião), como cristianismo, islamismo, etc.

O panteísmo atribui a imagem de Deus ao Universo, onde Deus e o Universo são as mesmas pessoas, portanto, Deus não visto como um espírito religioso como no teísmo.

Por fim, a corrente do agnosticismo fundamenta-se em um ser apartidário, ou seja, ele não crê ou deixa de crer em Deus, utiliza-se de ideias racionais onde apenas a razão humana não é capaz de provar a existência de Deus.

Para mais informações, acesse:

Religiões mais seguidas : brainly.com.br/tarefa/12816545

Anexos:
Perguntas interessantes