Diferencie sucessão ecológica primária de sucessão ecológica secundária
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A sucessão ecológica primária ocorre em um área que nunca havia possuído vida antes, mas que aos poucos vai sendo capaz de suportá-la, muitas vezes modificada pelos próprios organismos que se estabelecem progressivamente ali. O exemplo clássico é de uma rocha: primeiro, líquens são capazes de se fixarem ali e, aos poucos, através de processos químicos de respiração e alimentação desses líquens, eles vão errodindo a rocha e criando solo, o que permite a fixação agora de briofitas, que ajudam nesse processo, criando mais solo e permitindo a vida de outros organismos ali, progressivamente.
Já na sucessão secundária, já haviam vida no local e um desastre, natural ou feito pelo homem, retira os organismos dessa área, e novos organismos começam a aparecer ou antigos voltam ao local. Por exemplo, se um árvore grande cai e forma uma clareira na floresta, gramíneas, ervas, pteridófitas e árvores menores começam a aparecer no local, caracterizando uma sucessão secundária.
É importante lembrar que, em ambas as sucessões, os organismos tendem ir do mais simples ao mais complexo (de gramíneas a árvores de grande porte, por exemplo, o seguinte substituindo algum anterior ao ocupar o local e utilizar das fontes energéticas e nutricionais disponíveis).
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás