Diferencie substância pura simples, substância pura composta e mistura.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Uma substância simples é uma substância formada por átomos quimicamente iguais, ou seja, pelo mesmo elemento, como por exemplo O2, O3, Cl2, H2, P4. Substâncias compostas são substâncias formadas por dois ou mais elementos diferentes, como por exemplo H2O, NaCl, HCl, H3PO4.
Resposta:
) Substâncias simples
São compostos químicos formados por átomos de um mesmo elemento químico. Por exemplo:
→ H2 (Gás Hidrogênio)
As moléculas do Gás Hidrogênio são formadas por dois átomos do elemento químico Hidrogênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
→ O3 (Gás Ozônio)
As moléculas do Gás Ozônio são formadas por três átomos do elemento químico Oxigênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
Existe ainda a possibilidade de átomos de um mesmo elemento químico formarem substâncias simples completamente diferentes, os alótropos. Um exemplo de alotropia é o caso do elemento químico Oxigênio, o qual forma as substâncias gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3).
b) Substâncias compostas
São compostos químicos formados por átomos de elementos químicos diferentes. Exemplos:
→ CO2 (Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono)
As moléculas do Gás Carbônico são formadas por um átomo do elemento carbono e dois átomos do elemento oxigênio. Como os elementos químicos são diferentes, trata-se de uma substância composta.
→ KMnO4 (permanganato de potássio)
O íon-fórmula do permanganato de potássio é formado por um átomo do elemento potássio, um átomo do elemento manganês e quatro átomos do elemento oxigênio.
Mapa Mental: Substância Pura e Mistura
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Misturas
Mistura é a união de duas ou mais substâncias diferentes (independentemente se são simples ou compostas). Ela apresenta características físicas (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, tenacidade etc.) diferentes e variáveis (não fixas) em comparação com as substâncias que a compõem.
A mistura de água e cloreto de sódio, por exemplo, apresenta um ponto de fusão totalmente diferente em relação aos pontos de fusão da água ( 0oC) e do cloreto de sódio (803oC) isoladamente.
a) Misturas homogêneas
O soro fisiológico é uma mistura homogênea formada por água, glicose e cloreto de sódio
As misturas homogêneas apresentam apenas uma fase (um único aspecto visual). São formadas quando um material tem a capacidade de dissolver outro. Exemplos:
água e cloreto de sódio;
água e glicose;
gasolina e etanol;
ar atmosférico (gás oxigênio, gás nitrogênio, gás carbônico, vapor de água etc);
ácido acético e água;
petróleo (gasolina, querosene, óleo lubrificante etc.);
soro fisiológico.
b) Misturas heterogêneas
O leite é uma mistura heterogênea porque possui uma fase líquida (água) e uma fase sólida (gordura)
As misturas heterogêneas apresentam mais de uma fase (dois ou mais aspectos visuais). São formadas quando um material não dissolve outro. Exemplos:
Granito;
Leite;
Sangue;
Água e areia;
Água e óleo;
Água e gasolina.