Diferencie subjetivismo e objetivismo moral/epistemológico. Os sofistas eram objetivistas ou subjetivistas?
Explique o significado da frase “O homem é a medida de todas as coisas” e relacione-a ao relativismo cultural.
Soluções para a tarefa
A epistemologia define o modo de adquirir o conhecimento verdadeiro e envolve a reflexão da natureza do conhecimento, das etapas do conhecimento, das hipóteses e limites e alcance desse conhecimento.
Os principais referenciais epistemológicos constituem-se em termos da objetividade, o positivismo e da subjetividade, a relatividade.
O subjetivo pertence ao mundo das ideias e não pode ser comprovado e prioriza o pensamento do sujeito sobre a sua experiência no mundo. A experiencia do mundo só é acessível através da consciência que o sujeito elabora. A consciência, a intenção e a ação são campos do pensamento subjetivo. Portanto, a moral é subjetiva, pois implica a construção de valores e juízos.
O objetivismo pertence ao mundo da prática. O conhecimento objetivo é empírico e preciso, indubitável e como tal contem uma verdade não questionável, sendo uma teoria sobre o mundo, que não depende do sujeito que observa. Portanto, a ciência é objetiva.
Os sofistas eram principalmente céticos, pressupondo então a subjetividade, ao adequarem a verdade conforme o indivíduo e situação em seus discursos.
A frase "O homem é a medida de todas as coisas" é atribuída ao sofista grego Protágoras e expressa a noção do relativismo, isto é, que cada pessoa compreende uma coisa da sua maneira específica, sendo então a verdade relativa e adequada a percepção do sujeito.
Bons estudos!