diferencie respiração aeróbica, anaeróbica facultativa e anaeróbica restrita:
Soluções para a tarefa
Resposta:
→ Aeróbios: dependem do oxigênio para obter energia, pois realizam respiração aeróbia. Aqui destacamos os organismos eucariontes pluricelulares, como os humanos;
→ Anaeróbios restritos ou obrigatórios: não dependem do oxigênio, pois realizam respiração anaeróbia. Dependendo da concentração de oxigênio no ambiente, isso pode danificar moléculas importantes como o DNA, levando esses organismos à morte. Exemplos desses organismos são as bactérias causadoras do tétano e do botulismo;
→ Anaeróbios facultativos: alguns organismos são classificados como anaeróbios facultativos, pois, na presença de oxigênio, realizam respiração aeróbia e, na ausência desse gás, realizam os processos anaeróbios. Um exemplo é o fungo Saccharomyces cerevisiae, o levedo da cerveja, que realiza o processo de fermentação utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, e também do pão.
Explicação:
espero ter ajudado
Respiração aeróbica é aquela em que as reações metabólicas ocorrem nas células, onde energia química é obtida a partir da decomposição de moléculas orgânicas, ou seja, oxigênio é usado para produzir energia a partir de carboidratos (açúcares).
A respiração anaeróbica é o processo metabólico de oxidação de açúcares. Ou seja, nesse processo a glicose é oxidada para a obtenção de energia, sem a presença de oxigênio. Pode ser classificada em:
- Facultativa: organismos podem se desenvolver na presença e na ausência de oxigênio, ou seja, escolhem o tipo de respiração de acordo ao meio: aeróbica ou anaeróbica.
- Restrita: organismos aos quais o oxigênio pode ser tóxico e prejudicial, até mesmo letal. Por tanto devem estar sempre em ausência dele.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41703769