Diferencie os processos de industrialização da África e do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Processo da Industrialização do Brasil
O desenvolvimento das atividades agrícolas, principalmente a cafeicultura no Centro-Sul, criou condições de acumulação de capitais para o aparecimento e desenvolvimento das atividades industriais.
As primeiras indústrias surgiram no país no início do século XX e eram basicamente indústrias de bens de consumo não-duráveis(alimentícias, têxteis, etc.). Impulsos de ordem econômica, como a dificuldade do país em importar devido à crise do preço dos produtos agrícolas nacionais, favoreceram a industrialização após 1930.
Essas dificuldades em importar, aliadas ainda mais à necessidade de manter a produção industrial durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), impulsionaram o aparecimento das primeiras indústrias de base, setor industrial que alimenta os demais, destacando-se a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda (CSN) e a Petrobrás.
Industrialização da África
20 de novembro de 2017, foi estabelecido como data para celebrar o dia da Industrialização da África, com a finalidade de conscientizar países e demais atores locais e internacionais sobre a necessidade de fomentar o comércio e a indústria no continente. Para este ano (2017), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em parceria com a União Africana e com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, promoveu simpósio sobre o tema.
Com o título “African Industrial Development: A Pre-Condition for an Effective and Sustainable Continental Free Trade Area (CFTA)”, o evento reuniu líderes africanos e representantes de organizações internacionais, com o propósito de fazê-los refletir sobre mecanismos sustentáveis para enfrentar os desafios industriais do continente.Ressalta-se que, embora tenha contingente populacional significativo, a África representa apenas 2% na cadeia de comércio internacional em manufaturas.
A organização do evento acredita que momentos como o deste ano facilitam na concretização de área de livre-comércio entre os países africanos, o que poderia impulsionar o comércio na região e garantir melhores perspectivas para a erradicação da pobreza.
Muito do aumento da industrialização na África também passa por ampliar a aquisição de Investimentos Externos Diretos (IED) e, em decorrência disso, por melhorar a imagem do continente, com o intuito de gerar confiança nos possíveis investidores.
Explicação:
Espero ter ajudado