Diferencie os processos de colonização de povoamento e de exploração no período de colonização dos países americanos após o século XV. Qual desses processos se aplicou ao Brasil
Soluções para a tarefa
Os processos de colonização de povoamento e de exploração possuem várias características diferentes. Se tratando dos países americanos, aconteceram os dois processos.
No processo de colonização por povoamento teremos como base o trabalho assalariado, a distribuição de terras e ferramentas para o plantio ou pecuária, a policultura, ou seja, serão produzidos vários produtos e sua forma de comercialização será o mercado interno consumidor. Que significa que o colono ira receber seu salário para poder comercializar com o outro colono da mesma região.
Como exemplo de colônias de povoamento temos:
- Estados Unidos
- Austrália
- Nova Zelândia
- Canadá
No processo de colonização de exploração o interesse está mais em retirar toda a riqueza natural da terra do que de fato colonizá-la. Sua base se dará no esquema do Plantation. Não terá a distribuição de terras, então criarão os latifúndios (grandes pedaços de terras), e são neles que ocorrerá o processo do Plantation, que consiste em:
- Latifúndio
- Monocultura: plantação de uma coisa só
- Mão de obra escrava
- Mercado consumidor externo
Como exemplo de colônias de exploração temos:
- Brasil
- México
- Haiti
- Argentina
No caso do Brasil, houve o processo de colonização que foi perpetuado foi o de exploração pela coroa Portuguesa. Criaram-se inúmeros latifúndios, e para "abastecê-los" criaram o maior sistema escravista do mundo, o tráfico do Atlântico -onde estima-se que foram quase 4,9 milhões de africanos, submetidos à condição de escravos, trazidos para o Brasil. Na colônia brasileira era feita a monocultura da Cana para a produção do Açúcar para o mercado europeu.
Veja mais sobre Processos de Colonização aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23422783