Diferencie os conceitos: Estado, Nação, Território e Estado-Nação
Soluções para a tarefa
O Estado
O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado as instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis (poder legislativo), coloca-las em prática (poder executivo) e empreender a justiça (poder judiciário). Além disso, o Estado precisa contar com forças armadas, responsáveis pela defesa do território e pela ordem interna.
Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca soberania, ou seja, ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele.
Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte – irlandesa).
A nação
O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
Há nações com um Estado constituído, como a Alemanha, o Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos na China e os Curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.
O território
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc, ou artificiais, traçadas sem se considerar esses elementos naturais.
O território de um país é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
O país
Podemos definir o país como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administrativa, em geral habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que exerce soberania perante outros países, e uma Constituição (Constituição é a lei maior que rege um país).
Leia mais: http://www.getulionascimento.com/news/estado-nacao-territorio-pais/
=> Estado: Em geografia, corresponde ao consumo dos variados mecanismos político-administrativos que buscam garantis as condições necessárias para a unidade de um território. (governo, escolas,hospitais, segurança,...)
=> Nação: Em geografia corresponde a uma proposta de "unir" um determinado povo, a partir, sobretudo, do estabelecimento de mecanismos comuns de pertencimento ( história, símbolos, aspectos culturais, hábitos,...)
=> Território: Em geografia representa um espaço apropriado, que possui limites (fronteiras) estabelecidos pelo meio natural ou pelo homem.
=> Estado-Nação: Um estado-nação é uma área geográfica que pode ser identificada como possuidora de uma política legítima, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano. Enquanto um estado é uma entidade política e geopolítica, uma nação é uma unidade étnica e cultural.
Eu retirei a última ( Estado-Nação de um site), mas espero ter ajudado!