Diferencie os conceitos de desigualdade e pobreza.
Soluções para a tarefa
A desigualdade social está presente no mundo inteiro, porém, só se torna um problema quando a diferença econômica entre a renda daqueles que estão na base social é muito distante da percebida pelos mais ricos da estratificação social. Ou seja, desigualdade social é a diferença que privilegia ou limita determinado grupo social.
As áreas de desigualdade social incluem o acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, moradia de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Além de que também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho e acesso ao crédito. Se estas divisões econômicas endurecem, elas podem levar à desigualdade social.
O conceito de pobreza deve ser compreendido num contexto social, histórico e cultural. Neste sentido, não existe uma única definição de pobreza, é um termo com significado dinâmico.
Muitas vezes, limita-se o conceito de pobreza a uma dimensão meramente monetária/financeira e transpõe-se para o conceito de exclusão social outras dimensões tais como o acesso aos direitos e aos serviços. Neste caso, dentro da União Europeia, definiu-se uma fórmula de cálculo para definir quem estaria ou não em situação de risco de pobreza. A linha de pobreza é definida como “60% do rendimento mediano por adulto equivalente” (INE).
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18093868