diferencie o sistema politico economico socialita dp sistema politico ecpnomico capitalista
Soluções para a tarefa
que politico ele pode comandar a cidade ou pais
Uma das simplificações mais comuns sobre direita e esquerda é que a direita defende o capitalismo, enquanto a esquerda defende o socialismo.
Socialista: defende que os meios de produção estejam ligados a propriedade coletiva (sendo do proletariado, ou em grande parte do Estado). Segundo a teoria o socialismo permitiria o fim da exploração da mão de obra presente no regime capitalista, ou seja, acabaria com o sistema de classes (burguesia e proletariado). Marx e Engels viam como uma maneira de após trabalhado o socialismo, elevar o Estado ao comunismo.
Porém para alguns socialistas centro-esquerda na prática o socialismo não encerraria o capitalismo, mas traria uma reforma. O socialismo defende que o Estado seja centralizado, sendo ele responsável por prover os bens e serviços públicos essenciais a população, e garantir atividades econômicas, mesmo que não sendo tão rentáveis sua importância seria o desenvolvimento da responsabilidade social para o povo. Em alguns livros de filosofia e assistência social esta ideia é defendida pelo economista britânico John Keynes, argumentando que estes serviços fornecidos seriam uma rede de bem estar social. Ele ainda acreditava que o gasto público poderia ser aumentado se houvesse uma crise no Estado, para que o mesmo pudesse garantir a volta do crescimento.
Capitalista: Também se divide em dois tipos: o conservador e o liberal.
A visão da direita seria acreditar na natureza de que as pessoas nascem primeiro para defender seus próprios interesses e assim se tornam corruptíveis, descrito no livro "Revolução dos bichos" - George Orwell".
Conservadores defendem ideias nacionalistas, protecionismo comercial (com ideias diferentes a globalização, reduzindo importações, porém em contra ponto defendendo o aumento de produção no mercado nacional, melhorando a balança).
Liberais são considerados mais radicais, defendem Estado Mínimo, ou mesmo o fim do poder ao Estado. Sendo a favor do livre comércio, e contra as Estatais por acreditar que essas influenciam negativamente na dinâmica por mercado, este que deve gerar empregos e melhoria econômica para a população.