diferencie o processo aerobico de anaerobico realizado pelas bacterias
Soluções para a tarefa
Qual é a diferença entre as Bactérias Aeróbicas e as Anaeróbicas ? Fácil !
Antes vamos voltar um pouco… Para qualquer ser vivo viver ( parece redundante ,né ?), tem que ocorrer uma série de processos para que eles sintetizem substância ( como a Proteína) – é a nutrição- e para que obtenham energia ou ATP ( respiração ou fermentação). Isto chamamos de Metabolismo. Então, metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas que ocorrem dentro das células dos seres vivos.
É na obtenção de ATP ( energia) que está a diferença entre os dois tipos de Bactérias: Aeróbica e Anaeróbica.
Nas Bactérias Aeróbicas, o ATP é obtido com a reação química do Oxigênio (O2) e a Glicose ( C6H12O6). Assim, desta reação teremos : H2O ( água que será ou absorvida ou eliminada) , CO2 ( gás carbônico, que será eliminado) e ATP ( energia, que será usada para todas as atividades da Bactéria – como a reprodução). As Bactérias Aeróbicas tem que ter o Oxigênio para obter a energia.
Mas as Bactérias Anaeróbicas, o ATP é obtido por um processo chamado de Fermentação. Vamos ver um caso: a fermentação láctea. Neste caso a Bactéria vai usar o Lactado (2C3H5O3), presente no leite, para obter o ATP necessário. Veja bem: não há prescença de oxigênio neste caso, por isso é Anaeróbica.
Casos e casos:
Bactérias Aeróbicas estritas : só crescem em presença do oxigênio. Se não houver o oxigênio.. “babau”, elas morrem.
Bactérias Anaeróbicas estritas: ao contrário das Aeróbicas estritas, não crescem em presença do oxigênio. O oxigênio é tóxico, se aparecer… “babau” também … morrem. Um exemplo é a bactéria que causa o tétano ( Clostridium tetani) , por essa razão se alguém se machucar com vidro, ferro ou em lugar com muita terra; passe água oxigenada no ferimento e procure um médico.
Bactérias Anaeróbicas facultativas: ( essas são sabidas) são as bactérias que usam o oxigênio para obter a energia mas podem crescer sem o oxigênio. Exemplo: Escherichia coli.