Diferencie o pensamento de Kant e Descartes sobre o conhecimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
Rene Descartes (1596-1650) é considerado o instaurador da Filosofia Moderna e pai do pensamento científico moderno. Descartes foi transformador por pautar todo o conhecimento somente através da razão – ou melhor, ele usa a razão como caminho para se obter o conhecimento – mas, segundo outro pensador, ele equivocou-se em dizer que a razão pode saber de tudo.
Kant com seu ácido livro Crítica a Razão Pura faz uma das maiores crítica ao racionalismo vigente na sua época, que tem suas bases no platonismo e no cartesianismo. Mostrando que a razão da metafísica clássica estava preocupada somente com a especulação da possível existência de conceitos que são frutos apenas do trabalho racional, que fogem da alçada da objetividade. A crítica de Kant em relação a essa falsa sensação de poder comprovar a existência real do que existia apenas no campo da ideia, mostra-se cabal para toda uma reformulação do pensamento metafísico. Pois para o filósofo alemão, não existe possibilidade de conhecer objetivamente esses conceitos especulativos da razão, ou seja, as idéias de Deus, Alma, Mundo, não podem ser apreendidas e computadas pela razão porque elas não passam pelo crivo da sensação, não têm sua existência comprovada através de uma constatação empírica.
Não há validade alguma, segundo Kant, ficar elucubrando sobre idéias como se elas fossem objetos existentes em-si, ou em linguajar comum, não adianta ficar falando de unicórnios como se eles de fato existissem.