História, perguntado por hannahstefannysm, 7 meses atrás

Diferencie o Estoicismo do Cinismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduarda1231442
0

Resposta:

O Estoicismo ou Escola Estoica é uma doutrina filosófica fundamentada nas leis da natureza, que surgiu na Grécia no século IV a.C. (por volta do ano 300), durante o período denominado helenístico (III e II a.C.).

Foi fundada pelo filósofo grego Zênon de Cítio (333 a.C.- 263 a.C.), e vigorou durante séculos (até III d. C.) tanto na Grécia, quanto em Roma. O termo “Estoicismo” surge da palavra grega “stoá”, que significa pórtico, locais de ensinamentos filosóficos.

Para os estoicos, a perfeição humana estava fundamentada na ideia de que os seres humanos estão ligados à natureza. Assim, devem negar seus desejos para a realização de uma vontade guiada pela razão em conformidade com essa natureza.

Ou seja, uma corrente filosófica donde a "virtude" depende da vontade subordinada à razão, sendo considerada a base para se atingir a felicidade.

Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma razão universal divina que regula tudo o que existe.

A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza. Já para a doutrina cristã, dependia a abdicação do pecado e de uma vida devotada à fé e a ligação do indivíduo com Deus.

Veja também: Filosofia Grega

Fases do Estoicismo

O estoicismo está dividido em três períodos, a saber:

Estoicismo Antigo (stoá antiga): período mais focado na doutrina ética. Os maiores representantes do período foram os filósofos Zênon de Cítio, Cleantes de Assos e Crisipo de Soli.

Estoicismo Helenístico Romano (stoá média): período mais eclético, donde se destacaram os filósofos Panécio de Rodes, Posidônio de Apameia e Cícero.

Estoicismo Imperial Romano (stoá nova): de cunho mais religioso, sendo seus principais representantes os filósofos Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.

Respondido por fernandomizael1
0

Resposta:

O Cinismo: é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer na qual o filosofo `` Diógenes de sínope ´´ que fico conhecido como o cão , que levo a filosofia ao extremo .  Ele fez da pobreza sua virtude e a forma mais facil de protestar contra a sociedade ,

O  Estoicismo:  é uma escola que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade e ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar ,  sendo assim possivel só gastar a energia no que podemos controlar . Algo que mostra o verdadeiro significado da mente sobre a materia.  

Explicação:

Perguntas interessantes