Biologia, perguntado por tayna123pires, 1 ano atrás

diferencie microrganismos aeróbios, anaeróbios, facultativos e microarofilicos

Soluções para a tarefa

Respondido por BruhMelo3045
1

Todo organismo realiza um tipo de respiração para manter-se vivo. Alguns organismos realizam a respiração aeróbia; enquanto que outros realizam a respiração anaeróbia. Mas o que significa isso?

A respiração aeróbia, chamada por alguns de respiração aeróbica, é um tipo de respiração que só ocorre quando há oxigênio. Todos os organismos que conseguem realizar esse tipo de respiração são chamados de seres aeróbios ou aeróbicos. Esse tipo de respiração ocorre nas células de todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados.

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio.A bactéria responsável por causar uma doença chamada de botulismo só sobrevive na ausência de oxigênio e costumamos encontrá-la em enlatados e conservas que foram mal esterilizadas. Essa bactéria produz algumas toxinas que podem levar o ser humano à morte.

Outra bactéria encontrada em locais onde não há oxigênio é a causadora do tétano. Essa bactéria se reproduz em ferimentos profundos, onde há pouco oxigênio, e também em ferimentos que não foram tratados.Mas as bactérias anaeróbias não causam somente prejuízos. Algumas bactérias, chamadas de lactobacilos, são utilizadas na produção de iogurtes e coalhadas; além disso, essas mesmas bactérias são encontradas em nosso intestino e auxiliam na fabricação de algumas vitaminas.

Além das bactérias, alguns fungos também realizam a respiração anaeróbia. Um fungo muito conhecido, chamado de Saccharomyces cerevisae, é utilizado na produção de bebidas alcoólicas e também na produção de pães, bolos, biscoitos, etc. Esse fungo realiza tanto a respiração anaeróbia quanto a respiração aeróbia.Quando esse fungo se encontra em um ambiente em que há ausência de oxigênio, ele realiza a respiração anaeróbia e produz gás carbônico e álcool etílico. Por isso, nas bebidas alcoólicas que são produzidas com esse tipo de fungo, como a cerveja e o champanhe, há a presença de gás e também de álcool.Mas esse fungo também realiza a respiração aeróbia quando o oxigênio se encontra disponível. Ao realizar esse tipo de respiração, produz gás carbônico e água, ao invés de álcool. Dessa forma, ele se torna importante na fabricação de pães, bolos, roscas e biscoitos, onde é adicionado na forma de fermento e é o responsável por fazer a massa crescer e ficar macia.


Perguntas interessantes