diferencie ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica e de exemplos
Soluções para a tarefa
A ligação iônica se caracteriza pela doação de elétrons. Bom, primeiramente sabemos que os elementos da tabela periódica eles tentam se parecer ao máximo com os elementos da família 8A que se caracterizam por ter 8 elétrons na sua última camada (Camada de Valência) e seguem a regra do Octeto ( que nada mais é uma regra que diz que todos os elementos que tenham 8 elétrons na sua ultima camada estão estabilizados). Na ligação iônica algum elemento da tabela periódica irá doar um determinado numero de elétrons para outro elemento para que os dois consigam se estabilizar. Ex: NaCl Na tem 1 elétron na sua ultima camada, enquanto que o Cl tem 7 elétrons na sua ultima camada. Visto isso é bem mais fácil o Na doar esse 1 elétron para o Cl se estabilizar com 8 na sua ultima camada e também por que o Na também se estabilizará pois ficará com 8 na sua camada de valência ,pois ela tinha esses 8 na sua penúltima camada, e a ultima já saiu pois o Na doou.
A ligação Covalente se caracteriza pelo compartilhamento de elétrons. Ou seja, diferente da ligação iônica, neste caso da covalente teremos elementos da tabela periódica que não irão se estabilizar só doando-se entre si os elétrons. Ex: FCl F tem 7 elétrons na sua ultima camada, enquanto o Cl também tem 7 elétrons na sua ultima camada. Então, vemos que não temos como doar para ficarem os dois com 8 elétrons. Então é bem mais fácil eles compartilharem entre si dois elétrons, pois assim os dois ficam com 8 elétrons na sua ultima camada. O sinal que representa que dois elementos estão compartilhando 1 par de elétrons entre sim é dado por - . Ficando assim F-Cl . Ou seja pegou 1 elétron da ultima camada do F e pegou mais um da ultima camada do Cl e compartilhou-os.
A ligação metálica não poderei falar sobre, visto que eu não vi esta matéria ainda . Espero que você tenha compreendido os conceitos citados lá em cima. Bons estudos,abraços.