diferencie fosforescência , fluorescência quimiluminescência bioluminescência e incandescência
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Incandescência: fenômeno de emissão de radiação devido a um aquecimento, majoritariamente em sólidos. Como a vermelhidão e emissão de luz que ocorre ao se aquecer uma barra de ferro ou o processo de iluminação de lâmpadas incandescentes com filamentos de tungstênio.
Luminescência: fenômeno de emissões de radiações no visível a baixa temperatura, sem necessidade de temperaturas elevadas, como a fluorescência, a fosforescência e a bioluminescência. Ocorre devido ao excitamento por radiação eletromagnética ou radiação ionizante e pode acontecer em sólidos, líquidos ou gases.
Fluorescência: fenômeno da absorção de energia da radiação fornecida por determinada fonte e emissão como radiação visível. Após a excitação o estado retorna para o estado fundamental anterior, sendo um processo mais rápido. Quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.
Fosforescência: fenômeno da absorção de energia da radiação fornecida por determinada fonte e emissão como radiação visível mesmo depois que o fornecimento de energia parou. Após a excitação o estado vai para um outro estado fundamental, sendo um processo mais lento por apresentar transição de sistemas. Substâncias fosforescentes continuam a emitir radiação por um tempo que pode variar desde frações de segundos até dias após a fonte de excitação cessar.
Bioluminescência: luminescência realizada por seres vivos em que ocorre uma reação química transformando energia química em energia luminosa permitindo ao organismo vivo produzir e emite luz fria (radiação luminescente e, portanto, a uma temperatura menor que a necessária para produção incandescente).