Diferencie e defina parábola, fábula, apólogo. URGÊNTE MINHA PROVA É AMANHÃ!!!!
Soluções para a tarefa
O enredo é bastante curto, desenvolve-se em torno de um conflito e o texto também conta com uma analogia entre a realidade humana e a situação vivida pelas personagens, a fim de ensinar algo ou provar alguma verdade (lição moral, que é comum, porém não obrigatória).
O conteúdo costuma ser expresso nas falas das personagens, geralmente escritas por meio de discurso direto, no entanto, existem fábulas que concentram o conteúdo no comportamento das personagens.
Parábola-Derivada do grego parabole (narrativa curta), a parábola é uma alegoria escrita em forma de narração, em que as personagens são seres humanos ou ideias apresentadas como pessoas. Este tipo de texto transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica, ilustrando verdades e sintetizando ensinamentos.Além de ser protagonizada por seres humanos, a parábola se diferencia da fábula e do apólogo por possuir a alegoria mais ricamente trabalhada. Trata-se de um gênero muito comum na bíblia, em que estão escritos originalmente e de forma sucinta em versos (versículos).
Apólogo-Trata-se de um gênero alegórico no qual as personagens são seres inanimados, objetos ou até partes do corpo humano. Deste tipo de texto também se deduz um ensinamento de vida, por meio de situações semelhantes às reais.O apólogo, com o uso dos exemplos, tem o objetivo de atingir os conceitos humanos, para modificá-los, levando a uma mudança de comportamento, de ordem moral e social.
Diferencia-se da fábula por se concentrar em situações reais; já a diferença com relação à parábola se dá porque o apólogo trata de qualquer tipo de lição de vida, e não apenas questões religiosas e lições éticas.