Diferencie e cite exemplos de das relações (interações) simbiontes; mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo.
Soluções para a tarefa
Todas elas são relações ecológicas harmônicas, ou seja, é benéfica para pelo menos uma das espécies envolvidas.
Mutualismo - relação harmônica interespecífica do tipo obrigatória, isso quer dizer que ela é obrigatória para sobrevivência da espécie, na sua inexistência, as espécies morrem. Um exemplo são os líquens, uma associação entre algas e fungos, no qual o primeiro fornece alimento orgânico para o segundo via fotossíntese, que em troca recebe umidade e proteção.
Protocooperação - relação harmônica interespecífica do tipo não obrigatória, como o nome diz, ela oferece benefícios para ambas espécies, mas elas conseguem viver sem isso. Exemplo : pássaro-palito e crocodilo, no qual o pássaro se alimenta de restos de alimentos da boca do crocodilo enquanto este se beneficia se livrando de vermes.
Comensalismo - relação harmônica interespecífica no qual uma das espécies é beneficiada e a outra não é beneficiada nem prejudicada. Exemplo : Rêmora e Tubarão, no qual a Rêmora se agarra perto da boca do tubarão, e consegue se alimentar dos restos de alimento que sobram ali, além de serem transportados sem gasto de energia.
Inquilinismo - relação harmônica interespecífica que envolve um mecanismo de abrigo, no qual uma espécie se abriga em outra. Exemplo clássico, peixe-palhaço morando e se protegendo dentro de uma anêmona.