Ed. Física, perguntado por pamellabezerr, 1 ano atrás

Diferencie drogas lícitas, ilícitas,sintéticas e naturais

(Por favor colocar todas as que eu pedi e se poder coloque resumido)

Soluções para a tarefa

Respondido por livia4fofalindp6q84h
2

São substâncias extraídas de uma determinada planta ou componente existente na natureza por algum processo, como cozinhar (fazer chá de cogumelo) ou queimar para inalar a fumaça (como a maconha). Desses processos busca-se extrair a principal substância da mesma, ou seja, aquele produto que provoca o efeito entorpecente esperado. 

Não tem origem em laboratórios, mas sabe-se que passam por tratamentos químicos para melhorar a qualidade, durabilidade, odor etc., aumentar a sua vida útil e até mesmo para confundir e enganar as autoridades nos lugares onde são proibidas.

Enganam-se as pessoas que dizem que as drogas naturais não prejudicam a saúde ou não trazem problemas posteriores. Com seu uso frequente, essas substâncias podem provocar sérios danos à saúde. 


Drogas Sintéticas

As drogas sintéticas possuem características distintas e se dividem em: drogas semissintéticas e sintéticas. 


Semissintética

As drogas semissintéticas são aquelas que são produzidas geralmente a partir de plantas que contenham substâncias psicoativas, e passam por processos químicos em laboratório até se transformarem em drogas mais potentes, como o crack, cocaína, haxixe etc.


Sintética

As drogas sintéticas são as substâncias ou misturas de várias substâncias químicas, com efeito, exclusivamente psicoativo. Elas são processadas e produzidas em laboratórios. Os principais componentes ativos dessas drogas não são encontrados na natureza, e sim, totalmente fabricadas em laboratóriosAs drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas. 

As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc. 

Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas. 

É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas. 
Nesse sentido, muitos questionam a aceitação, por parte da sociedade, das drogas lícitas, uma vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Assim, o critério de legalidade ou não de uma droga é historicamente variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo afirmam que esse critério é fruto de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos.
Perguntas interessantes