Biologia, perguntado por anaheloysacl, 1 ano atrás

Diferencie com características especificas as bactérias, protozoários e vírus.

Soluções para a tarefa

Respondido por harryandrade1
4
Vírus são microorganismos formados por uma porção central de DNA ou RNA envolvida por uma abertura protéica, capazes de replicar exclusivamente no interior das células de um organismo hospedeiro.Não têm organização celular. 

As bactérias são formadas por membrana celular, DNA que se duplica, transcreve em RNA, possuem ribossomos e sentetizam suas proteínas. Podem apresentar parede celular. Pertencem ao reino Monera, portanto, Procariontes. 

Os protozoários são organismos eucariontes (com núcleo celular organizado), unicelulares, principalmente heterotróficos (que não realizam a fotossíntese), mas incluindo alguns autotróficos e com locomoção própria, quer utilizando cílios ou flagelos, quer com movimento amebóide. 
Respondido por John2010
0
A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais. 

Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores. 
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. 

São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários. 

Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. 

Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína. 

Fungos do gênero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cápsula de natureza polissacarídica, que envolve a parede celular. 

Protoplastos de fungos podem ser obtidos peloo tratamento de seus cultivos, em condições hipertônicas, com enzimas de origem bacteriana ou extraídas do caracol Helix pomatia. 

Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa. 

protozoarios=O Reino Protista ( antigamente chamado de "protozoa", vem do grego proto, primeiro + zoon, animal), conhecidos popularmente como protozoários, agrupa todos os organismos eucariontes (com núcleo celular organizado), unicelulares, principalmente heterotróficos (que não realizam a fotossíntese), mas incluindo alguns autotróficos e com locomoção própria, quer utilizando cílios ou flagelos, quer com movimento amebóide (mudando a forma do corpo pela emissão de pseudópodes, ou seja "falsos pés"). 

Protozoa foi, por muitos anos, o nome de um filo do reino Animalia, entretanto, este não era um agrupamento filogenético natural. Evidências obtidas com microscopia eletrônica, estudos do ciclo de vida, genética, bioquímica e biologia molecular mostraram que este grupo abrangia pelo menos sete filos, segundo a Sociedade dos Protozoologistas, que em 1980, publicou uma nova classificação para os protozoários. Este novo agrupamento, que é parafilético, reune, além dos antigos membros do filo Protista, vários outros que Linnaeus tinha incluído no reino Plantae, como as algas vermelhas (Rodophyta) e as algas castanhas (Phaeophyta).em 1969 foi criada uma nova divisão sistemática, que resultou em reinos Monera, Protista, Fungi, plantae e Animália. 

São encontrados em lugares húmidos, desde água doce, salobra ou salgada, no solo ou em matéria orgânica em decomposição, e até no interior do corpo de outros protistas, plantas ou animais.
Perguntas interessantes