Diferencie as principais espécies de moscas predominantes no Brasil e suas ações patogênicas nos animais. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apresentam cabeça longa, antenas e patas curtas, abdômen com espinhos finos na face ventral, os adultos apresentam olhos pequenos e as larvas são grandes. Tem como hospedeiros ovinos e caprinos e suas larvas se desenvolvem dentro da cavidade nasal desses animais.
È conhecida como praga do verão uma vez que as moscas irritam os animais que ficam estressados e tentam esconder o focinho para evitar a posturas das larvas. Apresenta baixa mortalidade porem se as larvas alcançarem o cérebro, pode ocasionar danos neurológicos.
Nome popular: Mutuca de cavalo
Nome Científico:Tabanus bovinus
Este inseto tem a cabeça mais larga que o tórax, aparelho bucal tipo picador-sugador, tem as mandíbulas fortes afiadas e serrilhadas que se cruzam como as lâminas de uma tesoura esse inseto suga o sangue de sua vítima, usando seu aparelho sugador e, finalmente, usa um anticoagulante para que o sangue não coagule. Doloroso e prejudicial a picada da mutuca, transmite moléstias como a doença do sono ao ser humano na África e aos cavalos na Índia.
As larvas da mutuca têm a forma de cones alongados. São carnívoras e alimentam-se de pequenos invertebrados da água doce. Têm dois ganchos na cabeça e o abdome almofadado. Isso lhes permite rastejar em chão úmido ou sobre plantas aquáticas.
Nome popular: Mosca do chifre
Nome científico: Haematobia irritans
Este inseto tornou-se um sério problema nas criações de bovinos do País. Até bem pouco tempo este inseto não existia no Brasil Atualmente sua incidência é bem grande no país.
A principal característica deste inseto é que é que milhares pousam sobre um bovino que passa a ter inclusive dificuldade de se alimentar pelo incômodo que as intermináveis picadas destes insetos provocam.
Apresentam aparelho bucal com palpos longos, quase do tamanho da probóscide, e dilatados na extremidade
Com dificuldade de se alimentar o animal emagrece rapidamente causando sérios prejuízos se não forem tomadas as medidas adequadas.
Este inseto pode também transmitir uma filaria que provoca lesões ulcerativas na pele do animal.
Nome popular: Mosca doméstica
Nome científico: Musca domestica
É a espécie mais importante, pois além de ser extremamente bem adaptada ao ambiente, é bastante incômoda e pode transmitir mais de uma centena de organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) para o homem e animais domésticos.
Os ovos deste inseto são brancos e alongados, medindo cerca de menos de 1 mm. São colocadas massas de 75 a 170 ovos de cada vez, num total de 500 a 800, depositados em qualquer matéria orgânica fermentável como lixo, fezes, etc.
As fêmeas colocam os ovos em criadouros localizando-os através de órgãos do olfato existentes nas antenas e se posicionam de tal forma que os ovos são colocados nos locais mais úmidos e sombreados. Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.
No primeiro estágio, ela mede cerca de 2 mm de comprimento e no terceiro de 10 a 14 mm. As larvas são de coloração clara e movimentam-se ativamente. Alimentam-se de substâncias solubilizadas e principalmente de bactérias que melhora o desenvolvimento desse inseto. Alimentam-se constantemente, digerindo uma grande variedade de substâncias animais e vegetais, principalmente as açucaradas. Antes de ingerir o alimento, depositam uma gota de saliva sobre o mesmo para dissolvê-lo e em seguida o sugam.
As moscas adultas vivem cerca de 30 dias. Este inseto é atraído por diferentes odores chegando a voar cerca de 1.000 a 3.000 m em 24 horas.
As moscas são transmissores de doenças ao ser humano. Após terem pousado sobre fezes, feridas e animais mortos, elas podem pousar sobre o alimento humano e contaminá-lo, depositando sobre este as bactérias contidas na sua saliva, patas e cerdas do seu corpo.
Nome popular: Varejeira azul
Nome científico: Calliphora vomitória
Medindo aproximadamente 11mm este inseto de hábitos esquisitos voa muito rápido e pousa em qualquer lugar inclusive no teto de cabeça para baixo.
Sendo encontradas nos lixões, abatedouros, pocilgas feiras livres, casas ou próximo a elas de preferência na cozinha em geral onde existe carnes expostas. Pousando em alimentos descobertos.
Este inseto tem um olfato tão apurado que percebe a presença de alimentos a distância, chegando até ele pelo faro. Adoram carne, principalmente as carnes podres. Como outras espécies, não comem nada sólido por isso antes de comer expele pela boca um suco digestivo jogando por cima do alimento tornando-o mole e fácil de ser sugado.
O adulto possui coloração azul metálico e cabeça amarelada. A larva penetra na pele em alguma ferida existente, sendo incapaz de penetrar na pele sã causando no homem e animais as miíases (bicheiras).
Explicação: