Filosofia, perguntado por leopaiixao, 1 ano atrás

diferencie as "ideias que nascem dos sentidos" das "ideias que nascem da razão" exemplifique.


anaelainefabian: idéias dos sentidos:vemos quando os sentimentos nos influenciam, quando fazemos algo de acordo com o que sentimos. ex:Quando se está com raiva e querer se vingar,quando está apaixonada e se precipitar.idéias da razão:quando usa a lógica para agir.Como fazia grandes cientistas, pensavam em algo e buscavam fatos relativos para que aquilo possa ser considerado verdade. ex:Arquimedes usou a razão para saber que a densidade serve para calcular a massa de um objeto

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
646
Ideias que nascem da razão são baseadas na evidência, conhecimento claro e distinto. Ou seja, ela não depende dos sentidos, apenas da razão e questionamentos. Exemplo:  Quando cogitamos sobre algo, estamos usando as ideias da advindas da razão, pois estamos questionando algo através lógica.

Ideias que nascem dos sentidos são relacionadas aquilo que se vê, ouve e sente. Os cinco sentidos são a primeira e fundamental fonte de informação sobre o mundo que nos cerca. Exemplo: Eu sinto um aroma de um rosa. Como sei que é uma rosa? Sei pelo fato de que meu sentido nunca falha.


Respondido por gabrielfcarvalp3s8cl
55

Resposta: Olá Boa tarde!

Para Descartes as ideias que nascem dos sentidos (empíricas) podem estar erradas, pois os sentidos enganam: olho para o céu e digo: o sol gira em torno da terra. Está errado. O sol não gira me torno da Terra, mas os sentidos (nesse caso a visão) me induz a esse erro.

Já as ideias inatas seriam imutáveis, necessárias e universais. Se falo desenhe um círculo, todos desenham uma figura redonda. As ideias inatas, diferente das ideias que nascem dos sentidos, não conduz ao erro, podendo gerar a ciência universal.

Explicação:

Perguntas interessantes