Diferencie as ideias proposta na escola de Chicago da escola de frankcourt
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Sociologia e a sociedade: Como ciência do coletivo, a sociologia buscou estudar e entender a sociedade como um todo. Para tanto criou teorias que a explicasse, influenciando, assim, a formação e a transformação desta. Um exemplo são as teorias evolucionista e funcionalista, que influenciaram a forma como as pessoas se relacionam dentro de uma sociedade e desta com outras.
2- Identidade: É a construção interior e abstrata por meio da qual as pessoas criam sua imagem, se reconhecem e são reconhecidas pelos outros; se expressa por meio de papéis sociais: conjunto de relações que as pessoas estabelecem no decorrer da vida que se traduzem por expectativas, direitos e deveres.
3- Escola de Chicago: Um de seus objetos de estudo foi a cidade, a qual analisou de forma pragmática e intervencionista.
4- Influência da psicanálise, psicologia, semiótica e linguística sobre a sociologia: Por meio da interdisciplinariedade a sociologia consegue abranger a pluralidade característica. da sociedade.
Psicanálise: estudo do inconsciente humano
Psicologia: estudo do indivíduo
Semiótica: estudo dos signos
Linguística: estudo da linguagem humana
5- Norbert Elias – sociedade e indivíduo: Para Nobert a sociedade é uma teia que interliga os indivíduos em uma relação de interdependência em constante mudança. Não é possível que haja apenas sociedade sem indivíduo, ou o contrário. A sociedade não existiria sem o indivíduo, e o indivíduo não seria nada sem a sociedade; estão conectados e dependem um do outro – são indissociáveis.
6- Escola de Frankfurt:
Retoma os princípios marxistas, tais como a teoria de classes e o individualismo burguês e sua ideologia dominante
Estuda os meios de comunicação
Cria o conceito de Indústria Cultural
Analisa a mercantilização das relações sociais e da produção cultural
Analisa e denuncia a doutrina nazista alemã
7- Habermas e a comunicação: A interação simbólica, ou seja, a comunicação é um meio para se atingir consensos sociais.
8- Conceito de Campo de Pierre Bourdieu: Campo é a formação sistêmica que age sobre um ser sem que este tenha conhecimento ou possa interferir; são as esferas sociais, o meio que atua sobre o indivíduo e influência sua formação e identidade