Biologia, perguntado por Anny061, 1 ano atrás

Diferencie a teoria abiogênese da teoria biogênese

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
322
Existe 2 teorias que, falam sobre o surgimento da vida, que são:

Abiogênese: Segundo está teoria, a vida surgiu através de uma matéria não viva.

Biogênese: Por sua vez, segundo está teoria, o surgimento da vida surgiu apartir de um ser vivo.
Respondido por Vickingthor
47
Abiogênese ou Geração expontânea seria o ser vivo existir do nada ou sem explicação nos termos da ciência atual, apenas matéria que brotaria vida sem qualquer processo celular ainda que rudimentar. Exemplo: Livro de Gênesis, Adão. 
Biogênese é a existência a partir da vida orgânica, ou seja independente da forma existe reprodução ou divisão, mas a vida é gerada, mesmo o vírus precisa resgatar um tecido orgânico para se perpetuar.
Quanto a isso teve o experimento de Pasteur veja: 

Os experimentos de Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar.

Depois de um tempo, Pasteur observou que, embora todos os frascos estivessem em contato direto com o ar, nenhum deles apresentou micro-organismos. Pasteur então quebrou os gargalos de alguns frascos e observou que, em poucos dias, seus caldos já estavam repletos de micro-organismos.

A ausência de micro-organismos nos caldos que estavam nos frascos cujos gargalos eram curvos e longos com a presença desses seres nos frascos cujos gargalos foram quebrados mostraram que o ar contém micro-organismos e que eles, ao entrarem em contato com o caldo nutritivo, desenvolvem-se. Nos frascos que apresentavam gargalo curvo e longo, os micro-organismos não conseguiram chegar até o líquido porque ficaram retidos no “filtro” formado pelas gotículas de água que apareceram no pescoço do frasco durante o resfriamento. Nos frascos que tiveram seu pescoço quebrado, o “filtro” formado pelo vapor deixou de existir, deixando o líquido vulnerável aos micro-organismos, que, uma vez em contato com o líquido, encontraram condições adequadas para o seu desenvolvimento.

A partir desse experimento, Pasteur mostrou que um líquido, ao ser fervido, não perde a “força vital”, como defendiam os adeptos da abiogênese, pois quando o pescoço do frasco é quebrado, após a fervura desse líquido, ainda aparecem seres vivos. Dessa forma, Pasteur sepultou de vez a teoria da abiogênese ou geração espontânea, que admitia que os seres vivos originavam-se a partir de matéria bruta.

Perguntas interessantes