Diferencie:
a) ser unicelular e multicelular
b) ser autotrofo e heterotrofo
c) ser procarioto e eucarioto
Soluções para a tarefa
Unicelulares: A maioria dos seres vivos existentes é composta por uma única célula, por isso, classificamos estes seres como “unicelulares”. Exemplo: bactérias, protozoários, algumas algas e fungos.
Pluricelulares: Os animais, as plantas, muitos fungos e algas possuem muitas células organizadas para formar seus organismos e, por isso, são chamados de “pluricelulares”.
Procariontes ou procariotos: São seres vivos que não possuem carioteca (membrana nuclear) envolvendo o material genético. Sendo assim, o DNA encontra-se “misturado” ao citoplasma. Além disso, os procariontes não possuem também membranas internas compartimentalizando organelas celulares (como as mitocôndrias e os lisossomos, presentes nas células eucariontes). A única organela que os procariontes possuem é o ribossomo, responsável pela produção de proteínas e formado de RNA ribossômico (e não de dobras de membrana). Os únicos seres procariontes são os que pertencem ao Reino Monera (segundo a classificação de Wittaker, as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias).
Eucariontes ou eucariotos: Com exceção indivíduos do Reino Monera, todos os demais seres vivos são eucariontes. São considerados assim, pois possuem uma membrana envolvendo o DNA – a carioteca – e outras membranas que isolam diferentes compartimentos dentro das células (as organelas celulares) onde variadas funções serão realizadas. Esta organização e setorização de funções permite às células eucariontes serem consideravelmente maiores que as bactérias. Nos eucariontes, a presença de um núcleo é sempre a característica mais pungente e lembrada pelos vestibulares. O núcleo, que armazena o DNA é o centro organizacional da célula, que comanda praticamente todas as funções que a célula desempenhará. Isto ocorre porque o código genético presente no DNA funciona como uma “receita” para as estruturas que a célula produzirá ao longo da vida. Além do núcleo, consideramos que a célula eucarionte possui dois outros componentes básicos: o citoplasma e a membrana plasmática.