Geografia, perguntado por camila4979, 10 meses atrás

Diferencie a China nacionalista da China comunista.

Soluções para a tarefa

Respondido por minatozakisaesong
3

Resposta:

Comunistas e nacionalistas chineses se opõem à independência de Taiwan

PEQUIM, 29 abr (AFP) - Na primeira reunião desde 1949 entre o Kuomintang (KMT), principal partido da oposição taiwanesa, e o Partido Comunista Chinês (PCC), que governa o gigante asiático, celebrada nesta sexta-feira em Pequim, seus principais representantes se opuseram à independência de Taiwan.

"Os dois partidos concordaram em manter o Consenso de 92, assim como em se opor à independência de Taiwan", afirma o texto lido pelo porta-voz do KMT, Chang Jung-kung, depois de um encontro de mais de duas horas entre o presidente do KMT, Lien Chan, e o presidente chinês Hu Jintao.

A viagem de Lien à China é a primeira de um líder do KMT desde que os nacionalistas se refugiaram na ilha para escapar do avanço das tropas comunistas de Mao Tse-tung em 1949 e da separação de Taiwan do continente.

Hu Jintao recebeu Lien Chan no Palácio do Povo, na Praça da Paz Celestial, para este encontro histórico.

Os dois líderes apertaram as mãos durante alguns minutos diante das câmeras. "O recebo calorosamente", declarou Hu antes de receber o agradecimento de seu convidado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, comunistas e nacionalistas chineses se uniram para enfrentar a ocupação japonesa, mas ao fim do conflito, em 1945, voltaram a se enfrentar.

A guerra civil entre os dois lados culminou em 1949 com a separação entre a China continental, governada pelo Partido Comunista Chinês (PCC), e Taiwan, onde se refugiou o Kuomintang.

Esta visita sem precedentes acontece em meio a um período de tensão provocado pela aprovação, no mês passado pelo Parlamento chinês, de uma lei que legitima a intervenção militar contra a ilha se esta declarar formalmente sua independência.

Hu Jintao afirmou a seu convidado que Pequim está disposto a dialogar com "todos os partidos, grupos ou representantes taiwaneses desejosos de desenvolver as relações entre os dois lados e opostos à independência de Taiwan".

Segundo os analistas, ao agradar o Kuomintang, seu antigo inimigo, o regime comunista chinês tenta abalar a política separatista do presidente taiwanês, Chen Shui-bian, reeleito em 2004 para um mandato de quatro anos.

A próxima eleição presidencial em Taiwan acontecerá no início de 2008, poucos meses antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Este programa complica a tarefa do regime comunista, já que torna difícil uma intimidação militar antes do evento. Isso explica o interesse da China em se aproximar da ala do Kuomintang favorável à reunificação.

Lien Chan e a delegação do KMT chegaram à China na terça-feira. Depois de Pequim e Nankin devem visitar Xian (norte) no sábado e mais tarde Xangai.

Explicação:

Não sei se é isso mas espero ter ajudado :) :0

Respondido por heloisagoncalves745
4

A China nacionalista encontra-se no atual território de Taiwan, enquanto a comunista permanece na grande extensão do território original.

Taiwan, parte integrante dos tigres asiáticos é palco de uma polêmica, pois muitos consideram a região como uma província chinesa, enquanto outros a tem como uma nação independente.

De fato, o território já foi parte da China, mas abrigou àqueles que se opunham ao regime comunista instaurado com a Revolução Chinesa em 1949, e ascensão de Mao-Tsé Tung.

Desde então, são duas regiões separadas, ideológica e territorialmente.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/20268205

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes