diferenciar vacina de soro e explicar quando deve ser utilizada cada procedimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Diferença entre Soro e Vacina:
A diferença entre os soros e as vacinas está no fato dos soros já conterem os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação, enquanto que as vacinas contêm agentes infecciosos incapazes de provocar a doença em uma forma praticamente neutra, mas que leva o organismo a produzir os anticorporpos de proteção.
A vacina, portanto, é inócua para disparar a doença “real”, mas ela funciona como um alerta que induz o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos. Dessa forma, evita contrair a doença. Portanto, o soro é curativo, enquanto a vacina é, essencialmente, preventiva.
Vacina
As vacinas contêm agentes infecciosos inanimados, que induzem a produção de anticorpos pelo próprio organismo da pessoa vacinada, evitando a contração de uma doença. Isso se dá através de um mecanismo orgânico chamado “memória celular”.
As vacinas diferem dos soros também no processo de produção, sendo feitas a partir de microrganismos inativados ou de suas toxinas, em um processo que, de maneira geral, envolve:
A) – Fermentação;
B) – Detoxificação;
C) – Cromatografia.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!