Geografia, perguntado por pedroeugenio10daluz1, 11 meses atrás

diferenciar socialismo de capitalismo, especialmente no contexto da revolução russa e suas consequências​


minhacontatonolli: coloquei um texto para ajudar na compreensão da materia

Soluções para a tarefa

Respondido por minhacontatonolli
1

Resposta: As principais diferenças entre capitalismo e socialismo giram em torno do papel da propriedade, do governo e da economia. Enquanto o capitalismo defende um Estado menor, o socialismo se baseia na exploração comum dos bens, que devem ser controlados pelo governo e o lucro distribuído entre os membros da sociedade

O socialismo radical encontrou sua maior expressão em Karl Marx — criador do socialismo científico ou comunismo. Para ele, o capitalismo deveria ser destruído

Capitalismo em risco: Revolução Russa e a Crise de 29

Aprenda tudo sobre a ascensão do Capitalismo, a deflagração da Revolução Russa e a crise de 29 nos Estados Unidos e prepare-se para gabaritar o vestibular!

Desde seu início, o capitalismo foi cada vez mais sendo aprimorado, chegando ao seu auge. Com o surgimento do capitalismo monopolista, se viu ainda mais forte e necessário. Porém, com a Revolução Russa de outubro de 1917 e sua adesão ao socialismo, o mundo percebeu que existiam outras possibilidades, além do então desigual capitalismo. Além disso, a crise de 1929, decorrente em muito da primeira guerra mundial, considerada uma guerra puramente capitalista, pôs em xeque o capitalismo como era visto.

Início da divisão mundial: capitalismo X socialismo

Início da divisão mundial: capitalismo X socialismo

Antecedentes da Revolução

A estrutura semifeudal russa (resquício da Idade Média) dava à Rússia um caráter rural e agrícola, o que ajudava em muito a manter a fraca industrialização, restrita a algumas cidades e dependentes de capital externo. Além disso, os russos criticavam o absolutismo monárquico, o que fez com que o contato com novas ideologias e influências externas possibilitasse a formação de partidos políticos (Partido Constitucional Democrata – Kadetes, burgueses / Partido Operário Social Democrata Russo – POSDR, camadas médias, intelectuais, soldados, operários e camponeses). Em 1903, houve a cisão do POSDR e a formação de dois novos partidos com sua “quebra”:

Os Mencheviques: socialismo em aliança com a burguesia. Segundo eles, a Rússia deveria primeiro se fortalecer e enriquecer com o capitalismo e depois fazer a Revolução;

os Bolcheviques: com os líderes Trotsky e Lênin, aspiravam o socialismo sem qualquer tipo de aliança com o burguesia. Além disso, segundo eles, se fosse necessário que a Rússia se industrializasse, seria pelas mãos do governo.

Posterior a isso houve o chamado “Domingo sangrento” (22 de janeiro de 1905), no qual uma manifestação contra o Czar (que ficou conhecida como ensaio geral) fez com que ele enviasse tropas para reprimir violentamente a população. Apesar da maioria dos soldados se negar a cumprir as ordens contra a população, cidadãos foram mortos e houve uma reação violenta dos russos ao episódio.

A Revolução: outubro de 1917

Os bolcheviques lideram a Revolução com as chamadas teses de abril, “Paz, pão e terra” e “todo poder aos sovietes” (que se uniram para a queda do governo provisório iniciado por uma revolução em fevereiro de 1917 e implantaram o socialismo na Rússia). A Guerra Civil para conclusão desse processo durou de 1917 a 1921 com aproximadamente 11 milhões de mortos. O exército brando lutou contra o exército vermelho revolucionário, que optou pelo comunismo de guerra, fechando a Rússia para o mercado, confiscando fábricas para entregar ao proletariado e nacionalizando bancos e empresas. Em 1918, Rússia sai da guerra (Tratado de Bret-Litovsky com a Alemanha) e em 1921 o exército vermelho tem sua vitória.

Revolução Russa de 1917

Revolução Russa de 1917

1929: A Crise Capitalista

Após a primeira guerra mundial, os Estados Unidos se tornaram a maior potência. Isso deu ensejo para o “American Way of Life”, a euforia norte-americana, com seu liberalismo e ajuda financeira à Europa devastada. Porém, devido a essa ajuda, a Europa se recupera e volta a produzir, passando a não mais precisar dos produtos americanos. Mesmo com isso, os EUA não diminuem sua produção, então o subconsumo causa uma superprodução. Devido a isso, há um corte de gastos no país, causando um desemprego de aproximadamente 13 milhões de pessoas. Foi, então, em 4 de outubro de 1929, na chamada “quinta feira negra”, que houve a quebra da bolsa de valores de Nova York, com cerca de 4.000 bancos quebrados e 80.000 empresas falidas. Essa crise liberal, ou crise do capitalismo, em um sensível momento fez com que o socialismo se tornasse um atrativo aos olhos de muitos países que sofreram imensamente com a crise. “Se os EUA pegaram um resfriado, o mundo todo pegou uma pneumonia”, já que o mundo dependia da potência norte-americana.

Perguntas interessantes