diferenciado os termos: hipótese, teoria e lei.
Soluções para a tarefa
- HIPÓTESE
As hipóteses são especulações, previsões sobre um determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As mesmas devem ser testadas, o que, normalmente, é realizado por meio de experiências científicas.
A palavra ‘hipótese’ pode assumir diferentes conotações dependendo do contexto, mas originalmente significa ‘suposição’. Estudos, investigações buscam respostas para um conjunto de fatos oriundos de teorias preexistentes (ou não).
Para isso, elabora-se uma hipótese, ou seja, uma tentativa de apresentar uma solução. Porém, a hipótese é muitas vezes associada à uma solução provisória, que ainda não foi testada.
- TEORIA
As teorias são explicações bem fundamentadas para descrever esses eventos. Envolvem hipóteses já testadas diversas vezes, fatos e leis. Uma teoria pode soar como uma explicação definitiva, mas pode vir a ser derrubada pois não é uma verdade absoluta.
Um exemplo de teoria derrubada é a da geração espontânea (abiogênese), defendida por Aristóteles.
Baseando seus estudos em ideias já aceitas como verdade por outros pensadores, a teoria da geração espontânea buscava explicar o surgimento de vida a partir de matéria inanimada.
Seria como se ratos surgissem de um pano molhado. Hoje, isso não faz nenhum sentido para nós, mas essa teoria foi aceita por muito tempo.
- LEI
Uma lei é uma regra com base em algum fenômeno, uma generalização confrontada, testada e validada frente a um amplo conjunto de fatos com sentido cronológico, lógico e causal.
Por exemplo:
Leis do movimento de Newton;
Lei da gravidade (também proposta por Isaac Newton)