diferenças fundamentais entre os esquemas classicos e atual hierarquia urbana.
Soluções para a tarefa
O esquema clássico de rede urbana estrutura-se sobre uma rígida hierarquia funcional. Nessa hierarquia, quanto mais elevada é a classe da cidade, mais especializados e raros são os bens e serviços que ela oferece e mais vasta é a sua região de influência. Em virtude dos custos de deslocamento, as relações externas mais significativas das populações das pequenas cidades se restringem às cidades médias mais próximas.
As diferenças fundamentais entre a clássica hierarquia urbana e a atual é que no esquema clássico as cidades estão ligadas umas às outras, principalmente através de fluxos materiais e no esquema atual além dos meios materiais, as cidades também estão ligadas também através das redes de telecomunicações (fluxos imateriais).
Hierarquia urbana clássica e atual
No esquema de hierarquia urbana clássica, as cidades estavam interligadas materialmente através das redes de transporte em uma hierarquia linear, o que limitava o acesso e a interação entre as diferentes hierarquias urbanas.
No esquema atual de hierarquia urbana, além do sistema de transporte, as redes de telecomunicações passaram a interligar as cidades, o que torna possível a ligação entre a cidade local, centro regional e a metrópole nacional de maneira menos rígida.
Os meios de telecomunicações ampliaram as possibilidades de contato entre as diferentes localidades, dispersando a interligação hierárquica mais rígida presente na hierarquia clássica.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre os esquemas de hierarquia urbana em: https://brainly.com.br/tarefa/13413667
#SPJ3