diferenças entre os pensamentos políticos de Platão e socrates
Soluções para a tarefa
Resposta:
O principal legado de Sócrates é colocar o homem como centro da investigação filosófica, no que foi seguido por seu discípulo, Platão, responsável por transmitir suas ideias por meio de manuscritos e em suas aulas na Academia, espaço idealizado por ele próprio para a disseminação do conhecimento filosófico.
Sócrates nasceu em Atenas no ano de 469 a.C. Morreu, obrigado a beber a cicuta, acusado de afrontar as crenças, costumes e mesmo as divindades então aceitas. Teria o filósofo tentado introduzir novas divindades e corromper a juventude com suas ideias.
Sócrates foi o pai do debate sobre ética e virtude, da relação do indivíduo com o Estado, da fisiologia desse último e da construção de modelos políticos capazes de promover o bem-estar. Não obstante, há teses segundo as quais a condenação de Sócrates está relacionada à sua defesa de ideais não democráticos, que pregavam a divisão da sociedade em castas, com predominância de uma classe dominante, que teria total controle sobre todos os cidadãos.
Reconhecido como o precursor dos grandes filósofos, Sócrates sempre enfatizou que a principal verdade a ser reconhecida pelo sábio é a sua própria ignorância. Nos diálogos descritos por Platão, Sócrates desconstrói valores e conceitos por meio de perguntas que seus discípulos não conseguem responder, restando demonstrada a fragilidade de tais crenças.
Platão, o discípulo