Química, perguntado por edsilvaa, 1 ano atrás

Diferenças entre carvão vegetal e Carvão mineral, sua forma de obtenção.
Vantagens e desvantagens, onde é utilizado e problemas relacionados ao uso!

Soluções para a tarefa

Respondido por brunocmota
11
Ambos são utilizados, em termos gerais, como combustíveis. O problema já começa aí, visto que ambos liberam CO2 em sua combustão, contribuindo, assim, para o aquecimento global.

O carvão vegetal é obtido através da carbonização da madeira. É utilizado em vários setores industriais, principalmente nas siderúrgicas, na produção do ferro gusa (uma das etapas da obtenção do aço). Também tem seu uso residencial para aquecedores, churrasqueiras, lareiras, fogão a lenha.

O carvão vegetal ativado pode ser utilizado na medicina, como alguns tratamentos naturais relacionados a absorção de toxinas.

Além da queima do produto em si, a grande desvantagem do carvão mineral é o desmatamento das florestas, necessário para a obtenção da madeira.

Já o carvão mineral é um combustível fóssil, o primeiro utilizado pelo homem (1ª Revolução Industrial). Isso significa que ele é extraído do solo, pois é um produto de milhões de anos de vegetação sedimentada. 

É considerado um ótimo combustível em termos de potência, pois consegue disponibilizar uma energia muito grande em sua queima. É utilizado na indústria siderúrgica, indústria química e na geração de energia, nas termoelétricas.

A desvantagem é que, além de ser um recurso esgotável, o carvão mineral libera grandes quantidades de CO2, além de conter impurezas como enxofre e nitrogênio, os causadores da chuva ácida e outros problemas ambientais muito danosos à natureza.

edsilvaa: Valeu!! Ajudo Muito!
Perguntas interessantes