Química, perguntado por mario1213234, 7 meses atrás

diferenças entre a usina nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e a usina termelétrica do Complexo do Parnaíba

Soluções para a tarefa

Respondido por annairiss15
1

Resposta:

A Central, situada no município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Embora a construção da primeira usina tenha sido sua inspiração, o Almirante, nascido em 1889, não chegou a ver Angra 1 gerando energia, pois faleceu em 1976. Mas sua obra persiste na competência e capacitação dos técnicos que fazem o Brasil ter hoje usinas nucleares classificadas entre as mais eficientes do planeta.

Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 640 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), está prevista para gerar 1405 megawatts elétricos.

O Complexo Parnaíba é um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do Brasil. Pioneiro na utilização do modelo integrado Reservoir-to-wire, o Complexo utiliza o gás produzido nos campos situados nas proximidades do parque térmico.

O Complexo Parnaíba é composto pelas usinas Parnaíba I, Parnaíba II, Parnaíba III e Parnaíba IV, com dois projetos em desenvolvimento: Parnaíba V e Parnaíba VI.

Perguntas interessantes