Diferenças entre a china antiga e a atual
Soluções para a tarefa
olá bom dia
Enquanto a história da China antiga é marcada por grandes imperadores, conquistadores e guerras travadas entre os poderosos, o grande marco da China atual está na Revolução Comunista, que se iniciou com a abdicação ao trono do último imperador chinês, Xuantong (Hsuang-tung), no ano de 1911
Resposta:
A China é uma das mais antigas civilizações do mundo e tem uma história de desenvolvimento impressionante. Sabe-se que o Império Chinês já existia antes da ascensão de Roma no mundo antigo.
Os chineses tiveram um papel fundamental no mundo. Eles foram responsáveis, entre outras coisas, pela descoberta da pólvora e pelas invenções da bússola e do papel.
Na China Antiga, os rios Yang-Tsé-Kiang e Huang-Ho eram os limites para o desenvolvimento da agricultura. Eles possibilitaram a formação das primerias cidades da região.
Em 1912 houve a abdicação do último imperador chinês, e em 1949 aconteceu a revolução comunista. Com o passar dos séculos, a China se estruturou política e economicamente. Hoje, o país vive o socialismo e tem grandes chances de se tornar uma das maiores economias do mundo.
Na história da China moderna vê-se um grande impulso a partir de 1970, quando os níveis de desenvolvimento econômico começaram a se acentuar, graças a retomada da atividade industrial e da abertura do comércio para o mercado exterior.
O crescimento da China se intensificou em 1980, e se consolidou na década de 90 e nos anos 2000. Hoje a China é um dos países mais industrializados do mundo e registra um crescimento anual próximo a 10%.
O país asiático de cultura milenar tem vivido uma constante expansão de suas exportações e já provocou preocupações aos Estados Unidos, maior economia mundial.
Atualmente, a China continua a manter uma ditadura de partido único, mas existem grandes diferenças entre a China do início do século XX e a do século XXI. Hoje, o país está se tornando uma sociedade aberta à influência do exterior.