História, perguntado por natalia3554, 8 meses atrás

diferenças desenvolvidas no paleolítico e no neolítico considerando a busca pela sobrevivência​

Soluções para a tarefa

Respondido por laudibarreto7
8

Período Paleolítico- Conhecido também como idade da Pedra Lascada, nesse período eram predominantes as pinturas rupestres nas cavernas, das quais os homens abrigavam-se, esse foi o período característico em que o ser humano elaborou os primeiros instrumentos em pedra.

As primeiras transformações introduzidas no meio, foram talhar pedra e produzir fogo.

Nessa época os grupos humanos sobreviviam por meio da prática da caça, coleta de frutos, e da pesca. Para a captura de animais, os grupos humanos geralmente agiam coletivamente com a organização de armadilhas ou acuavam os animais, utilizavam materiais feitos de madeira, ossos, e pedra, nesse sentido, vemos o desenvolvimento de técnicas de sobrevivência bastante complexas.

Durante esse período a terra sofre fortes mudanças de temperatura, até chegar a congelar-se em quatro oportunidades, cada uma delas recebe o nome de glaciação, o descobrimento do fogo ajudou os homens pré-históricos a alcançarem melhores condições de sobrevivência mediante as severas condições climáticas, além disso, o domínio do fogo modificou as práticas alimentares.

O derretimento dos casquetes da última glaciação ocorreu até o ano 15.000 a.C e tornou o ambiente mais propício para a sobrevivência, o clima se fez mais cálido e com maior vegetação, aumentaram as migrações e o intercâmbio entre os povos, o que favoreceu a criação de novas culturas e preparou o terreno para o descobrimento da agricultura.

Período Neolítico- Também chamado de idade da Pedra Polida, foi marcado por dois fatos importantes: A revolução agrícola e a invenção da escrita.

Esse período trata-se da época na qual desaparecem as camadas de gelo da última glaciação, aumenta a temperatura, se incrementa a vegetação, os homens começam a viver fora das cavernas e descobrem a agricultura. Apesar dessa descoberta os homens não abandonaram totalmente o hábito de caçar, mas sim aprimoraram os materiais e técnicas, a agricultura se tornou complementar.

O desenvolvimento da agricultura altera a forma de vida do homem, que deixa de ser nômade e se torna sedentário, pois antes o homem vivia se deslocando por diversos territórios em busca de maior disponibilidade de alimento. Devido à vida sedentária que proporciona maior facilidade, por conta das novas técnicas e melhor capacidade de conseguir alimentos no próprio território por meio da agricultura, se produz um aumento da população, ou seja, a primeira explosão demográfica. Surgem as primeiras aldeias e povoamentos, aparecem a indústria têxtil ou elaboração de telas de linho e da lã e a exploração dos primeiros metais: Ouro, prata e cobre; isto marca as diferenças entre as culturas. A fundição de metais, a liga de cobre e estanho e a fabricação do bronze provocam uma alteração na elaboração de ferramentas e armas, que substituem gradualmente os antigos materiais; desta maneira a indústria lítica dá vez à indústria metalúrgica.

A universalização desta mudança de vida na humanidade se apresentou em todos os continentes.

Perguntas interessantes