História, perguntado por artista353, 10 meses atrás

Diferença entre Neo-Liberalismo e Liberalismo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ceci923
3

Resposta:

Liberalismo

Devemos começar entendendo a corrente que veio antes, o Liberalismo. Essa doutrina surgiu já na modernidade, mais precisamente no século XVIII na Europa.

Trata-se de uma corrente de pensamento econômico, politico e social que apareceu para rebater o Mercantilismo, que foi um conjunto de medidas econômicas adotadas no continente europeu logo após o fim do Feudalismo.

O mercantilismo foi um sistema marcado pelas interações econômicas entre os Estados. Contudo, foi marcado por uma forte intervenção estatal na economia, e o Liberalismo surgiu querendo combater esse sistema estabelecido.

Podemos dividir o Liberalismo em: Liberalismo político e Liberalismo econômico. Entenda um pouco sobre cada um.

Neoliberalismo

Pelo nome, é possível presumir que o Neoliberalismo tem fundamento no Liberalismo. Essa corrente defende, principalmente, maior autonomia dos indivíduos na política e na economia e pouca intervenção estatal, apresentando concepções particulares.

Como dito, o Liberalismo clássico surgiu em oposição ao Mercantilismo e se fortaleceu com a Revolução Industrial. No entanto, foi deixado de lado pelo surgimento de uma outra corrente de pensamento, o Keynesianismo.

De maneira resumida, o Keynesianismo defende uma atuação forte do Estado para proporcionar um bem-estar para todos na sociedade, gastando mais com isso e, ainda, regulando um pouco a economia. O New Deal ocorrido nos anos 30 após o crash da Bolsa de Nova Iorque é um grande exemplo.

Após serem apontadas algumas falhas, as ideias do economista John Maynard Keynes foram criticadas publicamente, dando margem para o regresso de ideias mais voltadas ao Liberalismo econômico. Então, ocorre uma volta dessas concepções no século XX com formulações peculiares à nova era, sendo denominado Neoliberalismo ou Neoliberalismo econômico.

Perguntas interessantes