Saúde, perguntado por camilacoelho741, 1 ano atrás

DIFERENÇA ENTRE MEDICAMENTO NATURAL E HOMEOPATICO? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por rafinhagtdovcv8o
0
 Na verdade são bem diferentes. A fitoterapia é a terapêutica baseada em plantas medicinais. Pode ser usada em várias racionalidades. A popular por exemplo, onde os indivíduos têm uma idéia mágica sobre o corpo humano e a doença e utilizam medicamentos feitos de plantas. A científica, digamos, alopática onde em lugar de medicamentos químicos são usados plantas frescas, preparadas quer seja sob a forma de pós, tinturas ou extratos. A forma de diagnóstico continua a ser a mesma, a única diferença são os medicamentos. 

Outras racionalidades, isto é, outras formas de ver o mundo e o processo saúde-doença também lançam mão das plantas em seus processos terapêuticos, embora tenham outra concepção anatômica, patológica e mesmo diagnóstica. 

Exemplos importantes são a medicina chinesa, e a sua farmacoterapia. Dizemos farmacoterapia pois os chineses não usam só plantas (fitoterapia) mas também produtos animais e minerais. Outra importante racionalidade médica que usa a fitoterapia a seu modo é a medicina indiana tradicional, também chamada medicina ayurvédica. 

A homeopatia é outra racionalidade médica. É baseada nos postulados de Hahnemann, médico alemão do século XVIII, que desenvolveu um sistema médico completamente diferente daquele alopático que melhor conhecemos. Ele desenvolveu a teoria que a energia vital dos indivíduos poderia ser recuperada, por diluições homeopáticas de substâncias que causassem os mesmos sintomas no homem são. Isto é ele propôs uma espécie de "vacina" - desculpem-me os homeopatas se faço uma heresia. 

Aquela substância que produzisse tal sintoma no homem são poderia - se diluída e "sacudida" um certo número de vezes - curar esses mesmos sintomas no indivíduo doente. Deu para entender? 

Na verdade essas substâncias são tão diluídas que na maioria das vezes não têm mais nenhum resíduo material daquela substância, contendo apenas a "energia" daquela substância. 

As substâncias utilizadas para a confecção dos medicamentos podem ser vegetais, como também animais ou minerais, sempre diluídas e agitadas. 

Muitos médicos homeopatas utilizam ervas e plantas medicinais, aumentando ainda mais a confusão. 

Boa tarde. Fonte; Yahoo
Perguntas interessantes