Diferença entre mar e oceano parte 2 O que é mar? Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra. As características de salinidade, temperatura e de cor diferem-se das dos oceanos. Mar é massa de água salgada que corresponde a uma extensão do oceano. Existem mais 100 mares, alguns exemplos são: Mar Mediterrâneo Mar Cáspio Mar Vermelho Mar da China Oriental Mar do Caribe Mar Morto Mar da Palha Mar da Argentina Mar do Japão Mar das Flores Os mares podem ser classificados em: Mar fechado: não possui ligação com o oceano, sendo portanto restrito e delimitado por porção de terra. Exemplo: Mar Cáspio, Mar Morto,Mar de Aral Mar interior: possui ligação restrita com o oceano, ligando-se a ele por meio de estreitos. Exemplo: Mar Vermelho, Mar Negro, Mar de Marmara, Mar Mediterraneo… Mar aberto: possui ligação direta com o oceano, limitada apenas por uma porção de terra. Exemplo: Mar do Norte, Mar da China, Mar de Barents, EXERCÍCIOS: 1- O que é mar? 2- Cite os três tipos de mares que existem: 3- Ligue os mares com os seus respectivos tipos MAR CASPIO MAR MEDITERRANEO MAR NEGRO MAR DE MÁRMARA MAR DA CHINA MAR DE ARAL MAR DO NORTE MAR FECHADO MAR DO INTERIOR MAR ABERTO 4- Agora desenhe os mares
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.
O que é mar? Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra.
Existem três tipos principais de mares: os abertos, que são abertos e possuem uma ampla ligação com os oceanos (como no exemplo acima); os continentais, que possuem uma ligação muito restrita com os oceanos, e os fechados, que se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente (através de canais e rios).