diferença entre liberdade humana e a animal?
Soluções para a tarefa
Obs: Há um caso bem interessante de ser observado de "Oxana, a menina cachorro", na qual uma menina ao ser abandonada pelos pais junto com cachorros, aprendeu a se comportar como eles.
Resposta:
Já se pegou pensando que pegamos para beber água? Sim, o ser humano em geral paga pelo fornecimento de água, enquanto em exemplo, animais silvestres simplesmente “pegam” essa água de algum reserva e consomem, isso se explica pelo fato de liberdade do animal racional diferir da liberdade do animal irracional. O ser humano, seja homem ou mulher, é liberto por estar no mundo, por ser teoricamente livre. Entretanto, essa liberdade é ilusória, ainda há responsabilidades impostas pela sociedade em que nós desenvolvemos, por exemplo: Precisamos de moradia e alimentação, para isso é necessário dinheiro, para conseguir dinheiro trabalhamos, para trabalhar precisamos nos alimentar, ter o que vestir, onde dormir, e para isso por sua vez trabalhamos, um círculo vicioso. Conclui-se que vivemos em sociedade, por motivos de finalidade e viabilidade. Segundo o Aristóteles a explicação aponta para o fato de haver na natureza humana uma tendência a viver em sociedade e que ao realizar esta inclinação o homem realiza o seu próprio bem. Quer dizer, se vivemos em sociedade é porque esta é a finalidade do ser humano. Então, nascemos e somos ensinados, e até mesmo de forma autodidata a viver nessa sociedade, com ideais pré-determinadas, alguns se modificam de acordo com o decorrer dos tempos, exemplo: no ano de 1968 a homossexualidade era considera uma doença e em alguns casos, tratada de forma repulsiva ao ponto de tortura, porém houve uma votação em 1973 para que não fosse mais considerado uma doença psiquiátrica e isso foi decretado finalmente em 1987, então essas normas se mutuam, no entanto, sempre há alguma, sempre permanece essas normas, ideais e regras.
Já a liberdade animal, é mais relacionada com o instinto puro, baseada em cadeia ambiental e habitat, muitos podem considerar irracional e até mesmo inferior, porém, pode-se dizer que funciona e também é bonita e de certa maneira libertadora. Pois, para mim liberdade está relacionada com necessidades básicas, as necessidades deles não são inferiores apenas diferentes. Existe um caso caricato, ou seja, imaginário em um filme, “Tarzan” onde ao perder seus pais é adotado por gorilas, e acaba desenvolvendo comportamento semelhante aos desses animais, isso é uma história bem famosa na franquia Disney, mas é uma realidade também na nossa sociedade.
Concluímos que o ser humano é uma espécie animal racional, mas ainda sim é também um animal. A liberdade de ambos é válida, porém diferente, não implica que o ser humano vive em um plano superior por ser dotado de inteligente e consciência mais consistente, só quer dizer que o ser humano tem mais “poder” que o animal, podemos comparar com a relação da liberdade do adulto e da criança, são liberdades com sua relevância e conceitos com distinções, uma é mais instintiva que a outra, mais ainda é uma liberdade.
Explicação: