Filosofia, perguntado por JúniorHermiding, 1 ano atrás

diferença entre hábito moral é filosofia ética: ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
63

O hábito é a tendência de repetir ações dentro de um padrão socialmente estabelecido, sem necessariamente um exercício racional e crítico destes padrões. Os hábitos morais podem, assim, acabar servindo como "sustentação" para preconceitos, e por meio deles pode-se acabar normalizando posturas anti-éticas.

Já a filosofia ética é crítica e segue o modelo racional, de modo que busca sempre determinar os melhores caminhos de ação, não aceitando a justificativa de que algo deve ser feito de determinado modo pois sempre foi feito assim anteriormente.

Respondido por larissamagrani
1

Na filosofia da moral e os estudos éticos, há uma preocupação com o homem e como ele se relaciona com os valores e com os princípios sociais que os cerca. Desse modo, pergunta-se como a ética reflete em suas ações voltadas para a sociedade.

O homem pode agir de acordo com o seu desejo ou a sua necessidade. Pode, também, agir em prol da vida virtuosa e dos limites, mas pode agir conforme o seu dever como cidadão e pessoa.

A moral refere-se ao comportamento do homem e abarca o agir conforme o bem e o mal. Ela varia de indivíduo para indivíduo e de sociedade para sociedade. Com o passar do tempo, a moral pode vir a se transformar. Portanto, é mutável e não tem valor absoluto.

Já a ética é uma epistemologia que estuda o agir humano e apresenta um caráter universal da moralidade. Enquanto a moral pode mudar, os valores éticos são universais e aprofundados.

Assim, a ética e a filosofia da moral são artimanhas para ajudar o homem no agir correto e na responsabilidade com o próximo, à medida que possibilita a reflexão da ação individual e coletiva e suas consequências.

Link: brainly.com.br/tarefa/43602874

Anexos:
Perguntas interessantes