Diferença entre expressionismo, impressionismo e pós-impressionismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Impressionismo
Foi o mais notório fenômeno visual daquele período onde através de um movimento artístico que surgiu na França no século XIX, nesse contexto citado de revolução Industrial, marcava-se então uma nova visão conceitual que tinha como “musa inspiradora” a natureza. Gravando através de pinceladas soltas sobre as telas, a visão conceitual dos artistas daquela época, enfatizando luz e movimentos capturados através do olhar particular do autor da obra.
Em resumo poderíamos dizer que os artistas desse movimento abandonavam a retratação do que estavam vendo (imagem parada) para reproduzir o que estava acontecendo, retratando na medida do possível a cena, o mais real possível.
Esse nome “Impressionismo” foi citado para nomear o movimento pela primeira vez pelo Jornalista Louis Leroy e surgiu da obra “Impression, soleil levant” (Nascer do Sol) de Claude Monet, quando percebeu que os artistas da época haviam abandonado seus meios de tradicionais de expressão, e optavam pela liberdade de tradução das suas impressões visuais. A primeira exposição de obras impressionistas aconteceu do dia 15 de abril a 15 de maio de 1874 no atelier do fotografo Nadar, Boulevard dês Capucines.
Pós-Impressionismo
Como o próprio nome sugere, esse período sucedeu o Impressionismo, e era a fase em que os artistas buscavam aperfeiçoamento das técnicas impressionistas de formas bem individuais, por questões de insatisfação. Desse modo, o pós-impressionismo é entendido por muitos como reação ao período anterior e não como movimento artístico. Lembrando que dentro do pós-impressionismo é encontrado vários movimentos artísticos.
Nesse momento a vida dos artistas passa a ser relacionada à obra que produzia, criando dessa forma um laço ainda mais particular e intenso de artista – arte, através da cor e da bidimensionalidade.
Expressionismo
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX.
Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.