Diferença entre disco rigido magnetico e SSD?
Soluções para a tarefa
O que é um HD?
A unidade de disco rígido tradicional (HD, Hard Disk) tem placas circulares que armazenam as informações. Estas unidades evoluíram desde que foram construídas pela primeira vez no início de 1960, dobrando a capacidade a cada 18 meses. Essa evolução também provocou uma queda nos custos de produção e, consequentemente, uma queda no preço final do produto.
A unidade de disco rígido tradicional (HDD) é um tipo de memória que não se apaga quando você desliga o sistema. Os discos rígidos são essencialmente bandejas de metal com um revestimento magnético. Esse revestimento armazena seus dados, gravando as informações com um tipo de “agulha”, enquanto os discos onde a gravação é feita estão girando.
O que é um SSD?
Um SSD faz o mesmo trabalho funcional que um HD. Por exemplo, ele salva seus dados, é responsável pela inicialização do sistema, etc. Porém, em vez de um revestimento magnético em discos, os dados são armazenados em chips interconectados de memória que retêm os dados mesmo quando não há energia presente. Os chips podem ser permanentemente instalados na placa-mãe do sistema (como em alguns laptops pequenos e ultrabooks), em uma entrada PCI/PCIe (em algumas estações de trabalho e computadores mais avançados), ou em uma caixa protetora para ser instalado em PCs ou Laptops. A memória flash dos SSDs é mais rápida e mais confiável do que a memória flash em pen drives USB. SSDs são, conseqüentemente, mais caros do que pen drives, mesmo quando tem a mesma capacidade de armazenamento.