Diferença do desenvolvimento embrionário do anfioxo e do anfibio
Soluções para a tarefa
O anfioxo é um cordado marinho de sub-filo Cephalochordata, que possui notocórdio permanente e um tubo neural dorsal, o anfioxo tem fecundação externa e os ovos são isolecíticos. Já os anfíbios estão na classe de animais vertebrados, ectotérmicos, ou seja, não possuem bolsa amniótica na classe Amphibia. Vivem a fase aquática e outra terrestre.
Anfioxo e Anfíbio
Na embriogénese do anfioxo a segmentação é holoblástica, formando uma blástula com blastocélio. Na gastrulação os blastómeros entram na zona do polo vegetativo, formando um embrião com duas camadas germinativas, a ectoderme e a endoderme. O ovo do anfioxo é oligolécito, ou seja, possui pouco vitelo (responsável por uma reserva de nutrientes que alimenta o embrião) e apresenta segmentação total quase igual.
Os anfíbios, para que ocorra a fecundação, os machos e fêmeas precisam lançar seus gametas na água, podendo apresentar o desenvolvimento embrionário direto ou indireto. Portanto, a fertilização é externa. A divisão meiótica do gameta só progride após a ovulação quando a parte superior do oviduto. Quando o ovocito entra no útero, atinge a metáfase da segunda divisão meiótica, fase de bloqueio, até a fecundação.
Entenda mais sobre desenvolvimento embrionário do anfioxo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23634462
#SPJ4