Filosofia, perguntado por laysilpss, 1 ano atrás

Diferem-se os contratualistas hobbes, locke e rousseau por características próprias a cada teoria desenvolvida em particular. os três teóricos fundamentaram a origem do estado e do direito do contrato social, sendo que:

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
21

Olá! Espero poder ajudar!

Hobbes, Locke e Rousseau foram grandes pensadores que consideraram o contrato social como a base para a formação do Estado.

Hobbes dizia que o contrato social foi necessário para conter os instintos humanos.

Segundo ele, “o homem seria o lobo do próprio homem” , por isso a necessidade de um poder para conter o espírito destrutivo humano. Esse poder deveria estar acima dos indivíduos na forma do Estado, a fim de estabelecer uma vida mais segura e pacífica.

Locke considera o contrato social como um acordo feito entre as pessoas para a formação de um ente superior que possa julgar de modo imparcial os indivíduos.

Segundo Locke, existiria um pacto social em que os homens delegariam poder aos governantes por eles escolhidos. Para Locke o direito à propriedade seria um direito natural que o Estado deveria proteger.

Locke difere do pensamento de Hobbes principalmente no tocante ao poder. Para Hobbes o poder deve estar concentrado nas mãos do Estado, ao qual o homem deve se submeter para ter assegurada sua vida. Para Hobbes o poder do Estado deve ser fiscalizado pela sociedade.

Para Rousseau o governante recebe o poder do povo e deve governar em nome deste povo. As pessoas firmariam um contrato social para que a vontade da maioria prevalecesse.


Respondido por edilmasereia
3

Resposta:

O contrato social em Hobbes, Locke e Rousseau apresenta características próprias, apesar  de uma definição comum.

Explicação:

Corrigido pelo Desafio Nota Máxima.

Perguntas interessantes