) Dietas ricas em polissacarídeos não são recomendadas para pessoas com problemas de diabetes. Sendo assim, explique se é possível absorver os polissacarídeos. Explique a digestão e absorção dos carboidratos.
Soluções para a tarefa
Os carboidratos complexos ou polissacarídeos, são absorvidos mais lentamente porque são longas cadeias de monossacarídeos e o corpo precisa de mais tempo para quebrar as cadeias para que as unidades possam passar para o sangue.
Os polissacarídeos são quimicamente os carboidratos mais complexos. Eles tendem a ser insolúveis em água e os humanos só podem usar alguns para obter energía. Exemplos de polissacarídeos são: amido, glicogênio e celulose.
O processo digestivo começa durante o processo de degradação dos polissacarídeos na boca por meio da introdução da amilase, uma enzima digestiva da saliva.
O alto teor de ácido do estômago inibe a atividade da enzima, assim no estômago os carboidratos não sofrem nenhuma transformação química.
É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão dos carboidratos, pois ali são secretados os fluidos produzidos pelo pâncreas e algumas células das paredes do intestino, que carregam enzimas específicas para hidrolisar os carboidratos em solução.
Os carboidratos na forma de monossacarídeos passam para o sangue através da veia porta e depois para o fígado, de onde podem ser transportados como glicose para todas as células do corpo para serem metabolizados e produzir energia.