dicas passo a passo como tirar nota 10 no enem
Soluções para a tarefa
Como professor, tenho analisado, ao longo dos últimos anos, centenas de redações com notas altas e baixas. A partir dessa análise, fica claro que as melhores dissertações seguem uma estrutura muito parecida e, portanto, podem servir de exemplo para aqueles que querem tirar nota 1000.
Vou lhe ensinar agora algumas das características que vão ajudar você a alcançar a nota máxima. Preste atenção!
O títuloO título não é obrigatório em uma redação do ENEM, mas ele está presente em boa parte das melhores. Porém, não basta escrever qualquer coisa. Existe um modelo que também encontro constantemente. Ele segue uma espécie de fórmula como essa:
Reafirmação do tema: frase opinativa
Quer ver alguns modelos?
Consumo infantil: um problema de escala mundialCapitalismo e infância: uma mistura doentiaPor todas as “Marias”: o difícil caminho para a paz domésticaFeminismo ou Direitos Humanos: pelo fim dos extremismosA razão para esse tipo de título funcionar é simples: ele sintetiza o tema e o posicionamento do autor da redação, mostrando logo de cara para o avaliador que o aluno foi capaz de pensar sobre o problema proposto. Além disso, por ser um tipo de estrutura bastante usada em meios acadêmicos, o corretor terá uma chance a mais de se impressionar positivamente ao ler a primeira linha, condicionando-o a avaliar melhor aquele texto.
A IntroduçãoMuita gente tem dúvidas sobre como iniciar uma redação. Um bom jeito é sempre fazer uma contextualização do tema em questão. Se você tem bom conhecimento de História, melhor ainda, pois uma das competências cobradas pela redação do ENEM é a capacidade de relacionar conhecimentos de diferentes áreas. Além disso, um elemento muito importante é a presença do seu posicionamento pessoal em relação ao tema, já na introdução – a chamada tese.
Veja esse exemplo de introdução retirado de uma redação nota 1000 do ENEM:
Dentro os costumes cultivados pela humanidade durante toda a sua trajetória, consumir bebidas alcoólicas em momentos festivos ou apenas para descontração é, sem dúvidas, um dos mais marcantes. No Brasil, então, isso não se dá de outra maneira. Sendo nosso país um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, carnavais, festas juninas ou mesmo encontros semanais entre amigos têm sempre que vir acompanhados do álcool. Todavia, a utilização deste torna-se irresponsável quando o indivíduo dirige após o seu consumo e, portanto, a medida da Lei Seca faz-se necessária para a manutenção de uma sociedade tranquila.
Note que o autor faz uma contextualização dupla: primeiro sob um viés histórico, depois aproximando para sua própria realidade. No final, posiciona-se de maneira firme, relacionando os fatos relatados com o tema em questão: a Lei Seca.
A ConclusãoO ENEM exige que o candidato elabore uma solução para o problema proposto: a famosa proposta de intervenção. Se sua conclusão não contiver esse detalhe, você perde automaticamente 200 pontos na redação. Mas não pense que pode sair escrevendo qualquer solução e tirar nota máxima. É preciso ser original e especificar os meios de como chegar àquele ponto em que o problema se resolve.
Vamos visualizar um modelo para que isso fique mais claro pra você:
Sendo assim, o projeto da Lei Seca já auxiliou muito na conscientização da população. Para que o número de beneficiados aumente, é necessário que o governo organize uma tabela de horários para transportes públicos durante a madrugada, assim, ao sair, o cidadão já sabe quando retornar. Ademais, a fiscalização dos taxistas deve ocorrer com maior frequência, multando aqueles que adulteram seus taxímetros. Por último, deve-se criar uma lei que puna aqueles que divulgam via redes sociais a localização de blitz policiais, já que prejudicam o cumprimento da fiscalização, colocando em risco a vida de muitos.
Perceba que os trechos sublinhados deixam claras quais as medidas propostas como solução para o problema do alcoolismo no trânsito, com uma boa dose de originalidade nas ideias – não apenas o senso comum escrito pela maioria dos candidatos.
A CoesãoPara criar um texto coeso, você precisa utilizar algumas ferramentas que a língua proporciona. Você deve as conhecer como conjunções e pronomes, mas um nome mais bonito é operadores argumentativos. Para que eles servem? Para “costurar” o texto de uma maneira que a progressão de suas ideias fique clara e lógica.
Se você notar em todos os exemplos presentes neste artigo, há palavras ou expressões que iniciam frases, como “Sendo assim”, “Por último”, “Ademais”, “Todavia”, “Portanto”, “Então”, e várias outras. Elas estão lá só para bonito? Definitivamente não. Todas têm o propósito de permitir que o leitor compreenda o raciocínio de quem escreveu a redação.
Resposta:
Respire fundo. Três vezes. ...
Leia o tema da redação. Entenda-o.
Planeje o texto: Delimite o tema, defina o objetivo, selecione as idéias capazes de sustentar sua tese. ...
Exemplo: Tema: Brasília. ...
Redija. Comece pelo começo. ...
Seja natural. ...
Use frases curtas. ...
Ponha as sentenças na forma positiva.