Diário Pessoal
Sábado, 18 de fevereiro
Faz hoje três dias que eu entrei para a Escola Normal. Comprei meus livros e vou começar vida nova. O professor de Português aconselhou todas as meninas a irem se acostumando a escrever, todo dia, uma carta ou qualquer coisa que lhes acontecer. Passei na casa de minhas tias inglesas e encontrei lá Mariana. Ela foi a aluna mais afamada da Escola e sempre ouvi minhas tias falarem dela com admiração. Ela esteve me animando e disse que o segredo de ser boa aluna é prestar atenção, tomando notas de tudo.
Tia Madge disse que Mestra Joaquininha lhe falou que eu fui a aluna mais inteligente da escola dela, mas era vadia e falhava dias seguidos. Isto é verdade, porque o ano passado fomos, muitas vezes, passar dias com meu pai na Boa Vista. Não sei se sou inteligente. Vovó, meu pai e tia Madge acham; mas só sei que não gosto de estudar, nem de ficar parada prestando atenção. Em todo caso eu gosto que digam que sou inteligente. É melhor do que dizerem que sou burra, como vai acontecer na certa, quando virem que não vou ser, na Escola Normal, o que eles esperam. Hoje já vi o jeito. Achei tudo difícil e complicado. O que me vale é que eu tenho facilidade de decorar. Quando eu não puder compreender, decoro tudo. Mas no Português como é que eu vou decorar? Análise, eu nem sei onde se pode estudar. Só daqui a dias poderei saber como as coisas vão sair. Escrever não me vai ser difícil, pelo costume em que meu pai me pôs de escrever quase todo dia. Duas coisas eu gosto de fazer, escrever e ler histórias, quando encontro. Meu pai já consumiu tudo quanto é livro de histórias e romance. Diz ele que agora só nas férias.
Ainda não comecei a estudar e já estou pensando nas férias. Que bom vai ser quando eu estiver na Boa Vista, livre da Escola, sem ter que estudar. Mas um ano custa tanto a passar!
Vou deitar-me e pedir a Nossa Senhora que me ajude a estudar e abra mesmo minha inteligência, para não desapontar meu pai, vovó e tia Madge.
Fonte: https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/127200739.pdf
Responda:
Identifique o enunciador e o suporte do texto;
Qual é o objetivo do texto?
Quem é o destinatário do texto?
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
emissor: Helena Morley
suporte: diário pessoal
B) O objetivo do texto é relatar como sendo seus primeiros dias na nova escola e sobre as expectativas das pessoas em relação ao seu desempenho escolar.
C) O destinatário do texto é a própria menina Helena, afinal o diário é um texto íntimo, pessoal, que outra pessoa não poderia ler.
Uma passagem narrativa do 2 parágrafo que indique ações transcorridas no passado:
"... o ano passado fomos, muitas vezes, passar dias com meu pai na Boa Vista."
O texto é narrativo porque relata acontecimentos. Apresenta uma história, personagens, ações, tempo e espaço.
Explicação: se colocar como melhor resposta estarei grata :)
SenpaiDasLolis:
^-^
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás