Diario de língua portuguesa
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Diário deriva do latim diarium, cuja palavra faz referência a “dia”. É um tipo de autobiografia narrada em primeira pessoa. Embora seja conhecido popularmente como um caderno de anotações é um dos gêneros textuais assim como a fábula, o romance e a notícia, por exemplo.
A importância do diário está na possibilidade do seu registro histórico, que pode ajudar no desenvolvimento de pesquisas ou findar em uma biografia sobre alguma personalidade interessante.
Um diário pode ser usado com objetivos diferentes como para memorial, relatos, lamento, dentre outros. Não tem uma estrutura fixa e adapta-se à necessidade da comunicação. As características mais presentes são a linguagem informal e na primeira pessoa, expressões sentimentais, registro cronológico com páginas datadas e assinatura.
Os diários podem conter caráter real ou de ficção. Podem trazer experiências, sonhos, planos, segredos e outras intimidades. Um diário brasileiro que tornou-se famoso foi “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina Maria de Jesus e publicado em agosto de 1960. A obra reúne 20 diários escritos por Carolina, uma mãe solteira, mulher negra, sem instrução escolar e moradora de uma favela de São Paulo.
Os diários que resultaram no livro foram traduzidos para treze idiomas e alcançaram uma tiragem de mais de 100 mil livros vendidos em um ano no Brasil. Na obra, a autora relata como é a sua luta para sobreviver como catadora de lixo na metrópole paulistana.
Perguntas interessantes
Artes,
4 meses atrás
Direito,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás