Diário de bordo01Ontem, o tempo mudou, o navio balançou um pouco [...]. Acordei02às 9h, tomei café na suíte e voltei a dormir, até o meio-dia - acho03que nunca fiz isso na vida. Almoçamos no restaurante, evitando o04self-service, que devia estar uma bagunça, pois continua chovendo e05ventando, os passageiros sem muito o que fazer a não ser enfrentar06a comida que rola sem parar.07Depois do almoço (...) apesar do vento e da chuva fininha,08consegui ver a passagem pelo Peloponeso, a guerra de Tucídides e,09logo após, a ilha de ítaca, onde Penélope fiava e confiava em Ulisses,10que retornaria de sua viagem absurda.11Penso no valor da palavra escrita. ítaca, Peloponeso, toda a12Grécia clássica, nada seriam se não fossem os poemas e relatos13que historicizaram seus heróis, seus deuses, suas tragédias e seus14filósofos.15O mesmo aconteceu com os judeus, que viveram numa terra16de pedras e desertos, mas deixaram livros que formaram o Velho17Testamento, base de toda a cultura ocidental.18Nas ilhas Papuas ou na América, onde floresceram civilizações19como a asteca, a inca e a maia, na certa haveria heróis, deuses,20guerreiros e pensadores que ficaram isolados do fluxo cultural, sem21testemunhos escritos que superassem o tempo.22Gregos e judeus nos legaram palavras escritas que permaneceram23e formaram o imaginário do Ocidente. Olhando-se, agora, a mesma24 paisagem, o cenário dos deuses e heróis, nada de espetacular ou25 de notável aqui teria se passado se não fossem os textos que nos26chegaram, que foram estudados, interpretados, parafraseados e27adaptados de acordo com as sucessivas camadas do tempo e da28civilização.Carlos Heitor ConvQuestão n° 01É correto afirmar que o objetivo principal do texto éa)apresentar a colaboração do turismo para o conhecimento da cultura clássica.b)questionar a importância da tradição religiosa de base judaico-cristã, tendo em vista os processos de colonização em que esteve envolvida.pág. 5Pn,VJ rv° Ac)promover a valorização das civilizações que geralmente são caracterizadas como primitivas.d)provocar uma reflexão sobre o poder da palavra escrita e sua permanência ao longo dos tempos.e)demonstrar a fragilidade de povos que se organizaram em torno de mitos literários.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
Enquanto o relato de viagem é um gênero textual em que a pessoa conta, de forma objetiva e evitando o máximo possível demonstrar suas percepções mais pessoais, aquilo que se observou em uma viagem, o diário de bordo registra o que foi observado conforme os eventos acontecem.
O texto exposto, no entanto, se trata de um diário de bordo sobre a evolução da palavra escrita ao longo da história da humanidade, como exposto pelo autor na frase "Penso no valor da palavra escrita".
Logo, a alternativa correta é a letra D.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás